Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uma brasileira em Dubai

Moro num país muçulmano, sem violência e com uma rígida separação entre os sexos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 11h57 - Publicado em 29 out 2008, 21h00

Eu, meu marido e nossa filha vestidos 
a caráter para jantar no Hotel Burj al Arab
Foto: Arquivo pessoal

Me mudei para a capital dos Emirados Árabes Unidos no dia 7 de abril. Eu e o Marcelo viemos de mala, cuia e filha de 3 meses porque ele é o novo técnico da seleção de futebol de areia dos Emirados.

Fiquei admirada ao ver como as pessoas aqui são fiéis. Pode-se ouvir nas ruas os chamados das mesquitas na hora das rezas diárias, que acontecem cinco vezes por dia. Aliás, por fora as mesquitas são lindíssimas. Por dentro infelizmente não posso dizer porque lá só entram homens, e mesmo assim só se forem muçulmanos.

Clube do Bolinha e da Luluzinha

O que mais me chamou a atenção, de fato, foi a rígida separação entre homens e mulheres. Escola, salão de beleza, piscina e academia são específicos para cada sexo. Até no banco existe uma fila só para as mulheres, que têm prioridade no atendimento. Por causa dessa divisão vários estabelecimentos em Dubai oferecem o Ladies Day, um dia em que apenas as garotas entram no parque aquático e até mesmo nas praias, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por causa da religião, as nativas vestem uma espécie de burca preta chamada abaya. A cabeça é coberta com um véu, a shela. Além disso, algumas mulheres cobrem até os olhos, com véus ou óculos escuros. Detalhe: quem determina o que as mulheres podem mostrar em público ou não é o marido. Pela lei cada homem pode ter até três esposas.

Como sou católica, não tenho obrigação nenhuma de usar véu nem burca, seja onde for. Eu visto aqui as mesmas roupas que usava no Rio de Janeiro. O único cuidado que tomo é colocar sempre um top por baixo das roupas que deixam o colo um pouco à mostra, pra chamar menos a atenção.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.