Trabalho em casa: 5 dicas para ser produtiva
Aprenda como estabelecer uma rotina de trabalho com as dicas da consultora de carreira Regina Silva
Quem opta por ser autônoma tem mais flexibilidade de horários, mas precisa estabelecer uma rotina de trabalho
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1. Capriche no visual
Por estar em ambiente doméstico, é grande a tentação de não se arrumar ou até mesmo de dar expediente de pijama. Não caia nessa. Vista-se como se fosse trabalhar fora. ”É uma forma de valorizar para você mesma a sua atividade, além de manter a auto-estima em dia.”
2. Contatos pessoais
Não descuide de seus clientes ou colegas de profissão. Reserve espaço em sua agenda para pelo menos um almoço ou happy hour por semana com eles. Assim você fica em contato com as novidades de sua área de atuação, além de construir uma rede de relações que poderá ajudá-la a conseguir contratos e outros negócios.
3. Administre seu negócio
Cabe a você cuidar dele. Portanto, tem que dominar alguns conhecimentos sobre gerenciamento. Vale manter uma agenda de cursos de atualização, como os oferecidos pelo Sebrae, que são feitos sob medida para pequenos empreendedores.
4. Limites
Defina com as pessoas da casa – filhos, marido, empregada – as situações em que você pode ser interrompida quando estiver trabalhando. Parece óbvio, mas sem isso eles não a deixarão em paz.
5. Crie seus horários
Em um emprego convencional, você tem hora para entrar, para almoçar e para ir embora. Em casa, convém impor esse mesmo esquema, disciplinando-se.
Elas optaram por trabalhar em casa
Patrícia precisava de horários flexíveis
Até sete anos atrás, a mineira Patrícia Costa, 40 anos, levava uma vida de executiva, sem tempo para nada. Formada em direito, fez carreira na área de marketing e treinamento e, empregada num banco em São Paulo, viajava pelo Brasil inteiro coordenando cursos. Tinha completado sete anos de casamento e planejava o primeiro filho. ”Com aquela rotina maluca, não daria conta. Precisava de uma ocupação com horários mais flexíveis. A ruptura foi radical: saí do emprego e fiquei um ano pesquisando alguns mercados, decidida a abrir um negócio próprio”, diz. Hoje, atua como consultora de feng shui no escritório montado em seu apartamento – e, assim, pode cuidar melhor de seu filho, Vitor, de 4 anos.
Sandra quis montar seu próprio negócio
Sandra Raiher, 41 anos, era vendedora técnica de uma fábrica de pisos especiais para hospitais e outras instituições, em São Paulo. Desligou-se da empresa há três anos e, como tinha contatos na área e entendia bem do negócio, resolveu trabalhar como autônoma gerenciando a colocação desses pisos. Executa grande parte das tarefas planejamento e administração em casa. Só vai ao canteiro de obras para supervisionar o serviço, a cargo de 11 operários.
Home office, a nova modalidade adotada por empresas
Recursos como o das videoconferências e o da internet estão abrindo caminho para um número cada vez maior de mulheres e não apenas para as que atuam por conta própria. ”Hoje, várias empresas oferecem a seus colaboradores a alternativa de trabalhar em home office”, observa Baroni. É o caso da economista paulista Patrícia Volpi, 32 anos, consultora da Yankee Group, multinacional do ramo de telecomunicação. Ela vai ao escritório apenas uma vez por semana e nos demais dias trabalha em casa. ”Faço pesquisas, produzo relatórios e troco informações com outros consultores, de outras cidades, por telefone, chats ou pelo messenger. Tudo o que preciso é de um laptop”, assegura. ”As ligações telefônicas de trabalho são feitas através de uma central de 0800, assim a conta é cobrada diretamente da empresa”, explica.