PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Teste com profissionais de RH evidencia racismo no trabalho

Campanha do Governo do Estado do Paraná quer combater o racismo nos ambientes de trabalho.

Por Ligia Helena
Atualizado em 21 jan 2020, 02h00 - Publicado em 17 nov 2016, 16h08
 (Governo do Paraná/Reprodução)
Continua após publicidade

Profissionais de recursos humanos são reunidos em uma sala e convidados a dar opinião a respeito de fotos. Homens e mulheres em situações cotidianas: correndo na rua, segurando uma peça de roupa, cortando uma planta com um tesourão de jardinagem.

Um grupo vê as fotos com pessoas brancas nas situações, e julgam ver um homem apressado, uma mulher escolhendo uma roupa para comprar, e um rapaz cuidando do próprio jardim. Outro grupo vê as mesmas fotos, mas com pessoas negras, e julgam ver um homem fugindo, uma mulher vendendo roupas e um jardineiro profissional.

 

A experiência faz parte de uma campanha do Governo do Estado do Paraná e evidencia o racismo institucional. Os negros são maioria entre os desempregados, e 82,6% dos negros afirma que a cor da pele influencia na vida profissional. Mesmo quando empregados, são discriminados: ganham 36% menos do que pessoas brancas, e ocupam apenas 18% dos cargos de liderança no Brasil.

O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas percebam o quanto o racismo está arraigado no ambiente corporativo, e como muitas vezes somos racistas sem perceber. Até o momento o vídeo da campanha foi visto mais de 1 milhão de vezes, e gerou comentários de apoio e protesto.

E você, o que achou da campanha?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.