Testado: Burger King agora tem hambúrguer vegetariano
Na última semana, a rede de lanchonetes anunciou o lançamento de uma opção de lanche para quem não come carne
Sempre que vou a praças de alimentação em shoppings eu observo curiosa o fato de que as maiores filas estão sempre nos fast foods. Gente disputando hambúrguer e fritas a todo custo mesmo com várias outras opções. Esse fascínio me despertava a dúvida de por que então as redes não investiam em opções sem carne.
Eis que na última semana uma das principais redes de fast food presentes no país, o Burger King, anunciou o lançamento de um hambúrguer vegetariano. O Brasil não é o primeiro país a ter um sanduíche sem carne da rede (embora a receita daqui seja exclusiva, de acordo com a companhia), mas no país, a empresa é uma das pioneiras entre os maiores fast foods a ter uma opção dessas (o Subway até diz ter uma opção vegetariana, mas não se trata de um recheio especial e sim o pão e a salada que faz parte de todos os outros pratos).
De acordo com o Burger King, antes de lançar o produto no país, foram feitos testes durante dois anos para chegar ao resultado proposto, além de pesquisas sobre o mercado. A expectativa da empresa é ter um alto índice de retorno com o veggie burguer.
Não lembro quando foi a última vez que eu fui a um dos grandes fast foods antes de terça-feira (29), mas decidi provar a iguaria no dia do lançamento. O hambúrguer do veggie burguer é empanado, feito com batata, shimeji, shitake e recheio de queijo. O sanduíche leva ainda tomate, alface, cebola crua, maionese, queijo em fatia e pão integral. Sozinho ele sai por R$ 16,90, no combo com batatas fritas e refrigerante soma R$ 21,90.
Ele não é muito grande, mas foi suficiente para mim. Pedi o combo e não consegui terminar as batatas, além de não ter usado o “free refil” do refrigerante. A consistência é boa, sem ser seco ou molhado demais. Logo na primeira mordida o queijo do recheio do hambúrguer já dá as caras. O gosto predominante é o do empanado. A casquinha frita prevalece no sabor e não consegui perceber nenhum dos cogumelos. Outro gosto que fica muito em evidência é o da cebola crua.
No geral ele é bom. Não é o melhor hambúrguer vegetariano que já comi, mas fica entre as boas opções. Além do queijo, o pão e a maionese levam ovos e leite, de acordo com o Burger King, logo, não é uma opção para veganos. A rede diz que por ora está focada no sanduíche voltado ao público vegetariano.
Um cuidado importante para ser tomado é com o quão saudável ele é. Como a maioria das “junk food”, o veggie burguer não é nutritivo. São 400 kcal, 1600 mg de sódio, 155 g de carboidrato e 11 g de gordura.
Além disso, é claro que a iniciativa do Burger King visa o lucro, não estamos falando em reduzir a exploração animal. Para levar em conta este aspecto e o ecológico, por exemplo, vai ser sempre melhor dar preferência a estabelecimentos estritamente vegetarianos ou veganos, fortalecendo este ramo de negócios.
De qualquer maneira, é sempre melhor (para você e para o planeta) consumir a comida que vem da terra e não a que vem de uma caixinha.