Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Sua quantidade de posts pode revelar como está sua saúde mental

Um estudo das universidades de Harvard e Vermont revelou que a frequência e o tipo de postagem no Instagram está diretamente ligado ao seu estado mental.

Por Redação Estilo
Atualizado em 20 jan 2020, 09h02 - Publicado em 8 ago 2017, 19h46
 (Instagram @kyliejenner/Reprodução)
Continua após publicidade

Mesmo que não gostemos de abordar o assunto, passar muito tempo conectado às redes sociais pode ser prejudicial para nossa saúde mental. Todos aqueles posts fazendo yoga na praia e discussões sem propósito no Twitter conseguem fazer as pessoas se sentirem piores em relação a si mesmos e até em relação à humanidade.

De acordo com um novo estudo, a ligação entre nossa atividade nas redes sociais e a saúde mental é uma via de mão dupla: a frequência que você posta no Instagram pode ser uma indicação de seu estado psicológico.

Cientistas das universidades de Harvard e de Vermont criaram um programa de computador que reconhece pessoas com depressão por estudar a frequência de suas postagens no Instagram e os tipos de fotos que compartilham. Analisando a plataforma e o comportamento de pessoas com problemas psicológicos, é possível identificar como esses indivíduos usam a rede social.

O estudo descobriu que usuários com depressão postam com maior frequência e tendem a compartilhar um número maior de fotos que contêm rostos, mas não usam tanto os filtros do app. No entanto, nas raras vezes em que usam esse artifício, as imagens ficam com uma paleta de cores mais escura.

O estudo foi feito com 166 contas do Instagram e 43.950 fotos e identificou corretamente pessoas com depressão em 70% das vezes. É importante também perceber que essa quantidade é relativamente pequena e não quer dizer que as análises podem ser aplicadas corretamente para todos.

Continua após a publicidade

Christopher Danforth, coautor do estudo da Universidade de Vermont, também contou ao BuzzFeed que os pesquisadores ainda não criaram um teste sobre isso, algo que poderia ajudar na interpretação destes pequenos sinais e, consequentemente, no diagnóstico da pessoa.

Ele ainda disse que o sistema ajudaria profissionais da área de saúde a identificar pessoas com risco de terem problemas psicológicos.

“Imaginem um aplicativo no seu smartphone que avise seu médico para fazer um check-up quando seu comportamento mudar para pior, provavelmente antes mesmo de você perceber que aquilo é um problema”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.