Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Solstício de Verão 2017: por que hoje é o dia mais longo do ano?

Fenômeno astronômico marca o início do verão e o dia mais longo e noite mais curta do ano.

Por Da Redação - Atualizado em 17 jan 2020, 11h04 - Publicado em 21 dez 2017, 15h31

O verão começou oficialmente em todo o hemisfério sul hoje (21) às 13h28. O que faz desse dia tão especial é o solstício de verão, fenômeno astronômico que marca o início da estação mais quente do ano.

Toda estação é marcada por fenômenos astronômicos, mais precisamente os solstícios e equinócios.

Como sabemos, a Terra gira em torno do Sol em um eixo inclinado, e, por isso, a cada dia nosso planetinha recebe os raios solares de forma diferente. O dia do solstício de verão é quando mais temos luz solar no ano todo: é realmente o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

De agora em diante, os dias vão ficando mais curtos, continuamente, até o equinócio de outono. No dia do equinócio de outono, dia e noite tem exatamente a mesma duração. A partir daí, as noites vão ficando mais longas, até o solstício de inverno, dia mais curto e noite mais longa do ano. Depois disso, os dias vão ganhando força e as noites diminuindo, até o equinócio de primavera, com dia e noite iguais. E assim as estações do ano vão mudando.

O Google resolveu comemorar a data com um Doodle animado muito fofo, em que um ratinho, que vive debaixo da terra, é banhado pelo sol por um buraco em sua toca – e tem até que colocar óculos escuros!

solsticio de verao 2017
Google/Reprodução

Se toda essa história de fenômenos astronômicos não é interessante para você, basta saber que o verão começou e agora é hora de tirar os biquínis da gaveta e curtir muito sol, praia, piscina e calor. Vem com a gente!

Continua após a publicidade
Publicidade