Sandra Bullock é uma das celebridades que defendem a adoção

A atriz, que já é mãe de Louis, anunciou ontem a adoção de Laila

Laila é o nome da filha de Sandra Bullock, a segunda de seu clã. A menina, que tem 3 anos, estava em morando em abrigo até poucas semanas, quando pôde ir para seu novo lar. Ela se junta a Louis, de 5 anos, que Sandra adotou em 2010. Para a atriz, não há dúvidas de que a chegada das crianças aconteceu na hora certa.

“Louis ajudou no caminho para encontrarmos Laila”, disse a atriz à revista americana People, que será lançada na próxima semana. Ela conta ainda que a dupla está inseparável: “Quando ela chegou, estava assustada e eu queria mostrar que eu e o irmão dela não vamos a lugar nenhum”. A atriz ainda se disse feliz por ver mais rosa e glitter misturados aos Legos e Batmans de Louis. Sandra não é a única atriz hollywoodiana que defende a adoção.

Angelina Jolie e Brad Pitt são os mais notórios, mas há também Tom Cruise e Nicole Kidman, além de Hugh Jackman e a esposa e a cantora Madonna. No Brasil, a atriz Regina Casé adotou o pequeno Roque em 2013. Astrid Fontenelle adotou Gabriel quando ele tinha três anos e a apresentadora Gloria Maria adotou as gêmeas Maria e Laura em 2009.

Adoção no Brasil

Os benefícios da adoção são vastamente defendidos por especialistas. Mesmo assim, o processo é complicado e ainda restam muitas crianças em lares provisórios ou abrigos. O censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) apontou, em 2010, 33 390 crianças disponíveis para adoção em 2 268 unidades de acolhimento institucional (nome atual do antigo abrigo). A adoção tardia, de crianças com mais de 3 anos, é ainda mais rara. Conheça histórias de pais que assumiram os desafios para ter a chance de formar uma família feliz e quais foram os obstáculos no caminho.