Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Representatividade! Bogotá elege mulher lésbica como prefeita

A ex-senadora Claudia López conseguiu ganhar votação acirrada na capital da Colômbia e fez história na América Latina.

Por Fernando Gomes - Atualizado em 15 jan 2020, 08h03 - Publicado em 28 out 2019, 11h50

Aqui, no MdeMulher, nós sempre reiteramos a importância da representatividade em todos os setores da sociedade, ainda mais quando vemos mulheres conquistando locais e cargos de poder (geralmente predominados por homens) que são de seu direito. Dito isso, Claudia López, a ex-senadora que fez história após vencer a eleição para a prefeitura de Bogotá, é um ótimo exemplo de avanços pela igualdade – e nós queremos ver mais notícias como essa.

Atuando já há um tempo na política colombiana, Claudia é a primeira mulher assumidamente lésbica a assumir a pasta na capital do país. Em uma disputa acirrada, a candidata registrou cerca de 35% dos votos contra o seu oponente, o conservador Carlos Fernando Galán Pachon, que obteve 32,48%. Não há segundo turno.

Em suas redes sociais, Claudia comemorou a vitória ao lado de seus apoiadores e de sua companheira, em quem deu um beijo. “Demonstramos que quando escolhemos o que nos une não só ganhamos como mudamos a história”, escreveu em uma publicação no Twitter.

Continua após a publicidade

A futura prefeita de Bogotá assume o cargo dia 1º de janeiro. Viva!

Continua após a publicidade
Publicidade