Que tal um peixinho de estimação?
Ter um aquário é uma forma de fazer as crianças conviverem com um animalzinho. Como é fácil de cuidar, elas vão aprendendo a ter responsabilidade
Conviver com animais ensina a criança a respeitar o outro
Foto: Getty Images
Assim que ouve o pedido “mãe, me dá um bichinho?”, você fica toda arrepiada só de pensar na rotina de ter de recolher o cocô no quintal? Pois saiba que conviver com um animal ajuda no desenvolvimento das crianças. Mas quem não quer mudança demais na rotina doméstica pode pensar em arrumar um peixinho. O aquário é prático, econômico, alivia o estresse e ainda decora o ambiente.
A seguir, damos as melhores dicas para cuidar bem deles.
Materiais necessários
1 recipiente: deve ser de vidro.
1 termostato: o objeto regula a temperatura da água.
1 filtro: faz com que a água fique sempre em circulação.
1 anticloro: tira o cloro e protege as escamas.
1 lâmpada para a iluminação: serve para simular o dia e a noite.
Como manter o aquário
Higiene: é necessário fazer a limpeza ao menos uma vez por semana. Divida mentalmente o aquário em quatro partes e tire uma dessas partes (um quarto) da água. Em seguida, coloque a mesma quantidade de água, filtrada e já com anticloro. Repita a operação três vezes, até renovar todo o conteúdo do aquário.
Luz: a iluminação deve ser a mais natural possível. Coloque-a na parte superior do aquário e deixe ligada por até 8 horas.
Refeições: a ração do peixinho, que deve ser específica para cada espécie, deve ser dada duas vezes por dia – de manhã e à noite. Não exagere na quantidade.
Peixe betta, o ideal
Essa espécie é diferente de todas as outras. Eles respiram na superfície, não aceitam companheiros, comem menos e são mais resistentes à água fria, explica Esteves. Então, se a sua rotina estiver cheia de compromissos, esse é o animal ideal para a sua casa.
Para o peixe se adaptar ao novo lar
Pesquise bem antes sobre a espécie que deseja comprar. Estude quais são suas principais características, necessidades e seus hábitos alimentares. Monte o aquário antes de colocar os peixes. Encha-o com água, coloque o filtro para funcionar e deixe uma semana sem o futuro morador. Dessa forma, o ambiente fica adequado para o animal viver, orienta Marcelo Esteves, biólogo da loja EcoMarine.