Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Quando tirar a fralda do bebê?

Ensinar a criança a usar o penico não é questão de idade, mas de momento certo. Alguns sinais indicam quando o bebê está pronto para isto

Por Redação M de Mulher Atualizado em 28 out 2016, 06h57 - Publicado em 8 abr 2012, 22h00

Seu filho vai precisar de ajuda e incentivo para entender o que se espera dele
Foto: Getty Images

Assim que a criança completa 2 anos, começam as pressões para tirar a fralda. A avó diz que é hora de usar o penico, a escolinha só aceita crianças que vão ao banheiro. É comum os pais acreditarem que os pequenos que aprendem mais cedo são mais inteligentes ou têm pais mais competentes. No entanto, sabe-se que o fato de deixar de usar fralda não tem relação com inteligência e que pressionar a criança a largá-la antes da hora gera revolta e resistência.

Parte do sucesso do treinamento está em iniciá-lo quando a criança estiver preparada, independentemente da idade.

Os sinais de prontidão são os seguintes:

· A fralda fica seca por no mínimo duas horas durante o dia (isso pode não ocorrer se seu filho bebe muito líquido).

· Seu filho para de brincar para urinar ou defecar, o que mostra que já tem consciência dessas sensações em seu corpo. Ele compreende as palavras referentes ao assunto, como “molhada” ou “cocô”.

· Seu bebê já entende e segue ordens simples, além de pedir algumas vezes para ser trocado (embora nem sempre esteja disposto a parar para tirar a fralda).

· Outro fator que influencia o treinamento higiênico é o temperamento. Uma criança ativa não vai estar disposta a sentar-se no penico nem por um minuto. O melhor a fazer é esperar até que ela tenha paciência para ficar sentada e ouvir uma história curta.

Convém lembrar que o treinamento higiênico não é uma habilidade que a criança aprende sozinha, como andar ou falar. Seu filho vai precisar de ajuda e incentivo para entender o que se espera dele. Na verdade, essa é a primeira vez que se exige da criança empenho para executar determinada tarefa.
 

Continua após a publicidade
Publicidade