Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quando o latido pode ser um sinal de problema

É normal os cachorros demonstrarem sua alegria ou interagirem durante as brincadeiras latindo, mas se for mais do que o normal é bom ficar de olho

Por Ana Bardella (colaboradora)
Atualizado em 11 abr 2024, 20h58 - Publicado em 5 mar 2015, 15h12
Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Ficar longe dos donos pode ser uma verdadeira tortura para os cachorros. Alguns acabam latindo mais, chorando, parando de comer ou destruindo objetos por isso. “O ideal é ter alguém presente no dia a dia do animal, mas se não for possível ele terá que se acostumar a ficar sozinho”, explica Roberto dos Santos Teixeira, veterinário da Univet.

Como ajudar

  • Tenha uma rotina bem estabelecida. Imagine que toda vez que escurece, seu cachorro vê você entrando pela porta. No dia em que escurecer e você não chegar, ele ficará muito mais agitado.
  • Não faça drama para se despedir nem festa quando chegar. Longas despedidas podem deixar o cão inseguro e piorar seu sofrimento. Espere até o cão se acalmar para dar atenção a ele quando chegar.
  • Quando sair, deixe um rádio ligado. Isso pode diminuir a sensação de solidão.

De olho no movimento

Passou um carro, um cachorro, uma pessoa… Ele late! Fazer isso de vez em quando é natural, mas latir o dia inteiro pode ser sinônimo de estresse ou problemas de saúde.

Como ajudar

  • Não estimule esse comportamento. Faça com que o cão associe o latido a uma coisa ruim. Logo que ele começar com o barulho, chacoalhe uma lata de moedas. Repita quando ele começar a latir novamente.
  • Latidos podem ser reclamações. Certifique-se de que o animal está bem acomodado: espaços pequenos demais, fome ou frio podem irritá-lo.
  • Se o problema persistir, visite um veterinário. Ele pode estar doente ou sentindo dores.

Brinca comigo?

Muitos cachorros latem porque têm poucas atividades na rotina. Algumas raças precisam de agitação no dia a dia. Se os donos são muito ausentes, eles ficam mal.

Como ajudar

  • Mantenha o cachorro ocupado quando você não está em casa. Providencie brinquedos apropriados para cães e deixe-os sempre ao alcance do animal.
  • Tente passear com ele mais de uma vez por dia. Peça ajuda a um parente ou pague alguém para fazer isso.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.