Qual suporte é ideal para cortinas?
Tire suas dúvidas sobre os diferentes tipos de suporte para cortinas que existem
O varão de madeira com pátina em prata envelhecida contribui para deixar o ambiente mais sofisticado
Foto: Divulgação
Para dar suporte às cortinas tradicionais, atualmente existem duas opções: os varões e os trilhos suíços. “Os varões são mais imponentes, dão uma espécie de acabamento à cortina. Já os trilhos são mais práticos e ficam pouco aparentes.”, explica Renato Rodrigues, das Windows Company.
De ferro, aço, madeira, pintados, com pátina. Os varões podem ser feitos com os mais variados materiais, para combinar com a cortina e ambiente em que serão colocados. Podem também ser duplos. Os mais simples, valorizam mais a cortina, já os mais ousados e trabalhados chamam mais atenção para si. O mesmo vale para as ponteiras (que fica na ponta do varão, para segurar as argolas).
A regra básica é: se a cortina por si só já é chamativa, opte por peças mais discretas, já se o tecido for liso e discreto, então ouse no varão e ponteira!
Os trilhos suíços possibilitam movimento fácil de abrir e fechar a cortina com seus rodízios e, atualmente, estão tão discretos que pode ser usados aparentes. Mas também é muito comum que estejam ocultos em sancas ou cortineiros.
Como deve ser o acabamento
Antes era muito comum uso do bandô para esconder os trilhos, varões ou caixas de persianas. Mas eles estão caindo em desuso. Hoje é usual colocar a cortina em sancas de gesso ou fazer cortineiros, também de gesso, para dar uma moldura à ela.
Deixar o suporte aparente também vale, principalmente quando ele acrescenta e combina com a decoração. Outro item de acabamento é a braçadeira, que além de manter a cortina aberta dá um toque clássico a ela. Com um discreto gancho preso à parede, ela pode ser de tecido ou de pingentes. A escolha depende do material da cortina e do efeito que se quer criar.
Veja a galeria de imagens!