Qual o prato do dia?
Tire as principais dúvidas do que deve ou não ter no prato do seu bichinho de estimação
Descubra a maneira certa de alimentar seu bicho de estimação
Foto: Dreamstime
Na hora de alimentar um bichinho de estimação, várias dúvidas podem passar pela sua cabeça. Será que os animais enjoam da ração que comem? Quantos petiscos posso dar ao meu companheiro? Mas, antes de “estragar” seu animal com muitos mimos ou de gastar uma fortuna em um novo sabor de ração, confira as orientações do veterinário José Manoel Mouriño, da clínica Pet Place, em São Paulo, sobre a alimentação certa para cães e gatos.
Animais enjoam da ração que comem diariamente?
Lenda! Eles têm apenas 20% da capacidade gustativa de uma pessoa, apesar de sentirem a diferença pelo olfato ou pela textura do alimento. Mas nem tente adaptar as suas vontades ao estilo de vida do seu animal.
Como faço a troca da ração?
Substituir a ração é uma mudança brusca no organismo do bichinho. Por isso, faça de forma lenta e gradativa algo em torno de 10 a 15 dias. A melhor solução é misturar a ração antiga com a nova. Coloque apenas um pouquinho da mais recente e vá aumentando a quantidade até que ele se acostume com o novo sabor.
Com freqüência posso presentear meu bichinho com petiscos?
Petiscos são sempre bem-vindos. Mas fique atenta! Além de calóricos, são mais gostosos do que a ração e seu animal pode deixar o prato principal de lado. Já os biscoitos, feitos de carboidratos, apenas fornecem energia, e seu cãozinho não vai trocar a ração por esse petisco. Atenção: esses alimentos não podem ultrapassar 10% da dieta do animal.