Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Qual a melhor hora para contar pro meu chefe que estou grávida?

A partir desta terça, a nossa colunista Cynthia de Almeida, especialista em comportamento feminino, vai responder às suas dúvidas sobre carreira.

Por Cynthia de Almeida - Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 4 ago 2015, 09h49

“Hoje! Ou melhor, tão logo tenha completado as 12 semanas apontadas pelos médicos como o prazo para se certificar de que sua gestação está segura. Não porque tenha alguma obrigação ética ou contratual de comunicar à empresa no mesmo dia em que contou para a família e os amigos, mas porque cada minuto postergado pode se transformar em fonte de angústia e comprometer o seu bem estar. Infelizmente, o medo de dar a notícia no trabalho atinge a maioria das mulheres. Salvo exceções em que essa possibilidade já foi previamente conversada e apoiada, ainda batemos na porta do chefe ou da chefe com cara de quem pede desculpas e, se a novidade for bem recebida, saímos dali agradecidas como quem tivesse recebido um favor.

Está tudo errado: o medo, a culpa, as possíveis reações negativas. O que podemos fazer para mudar essa cultura em pleno século 21 é o que está no nosso controle: dar a notícia (logo) para quem quer que seja com a naturalidade e alegria que ela merece e não como quem confessa uma “travessura”. Se você acreditar que carreira e maternidade não são excludentes vai demonstrar essa energia positiva e confiança e transmiti-la aos outros. Desde o primeiro dia.”

Cynthia Almeida responde a dúvidas sobre carreira todas as terças-feiras. Têm uma dúvida também? Clique aqui e envie. 

Publicidade