Propaganda de Natal da Perdigão reforça estereótipos raciais e é criticada
A campanha reforça o estereótipo de que pessoas negras são menos favorecidas e precisam da ajuda de brancos.

Na última terça-feira (26), a Perdigão divulgou sua mais nova propaganda de Natal. Ela mostra ao público a ação da empresa para essa data: na compra de um chester, outro é doado para uma família de baixa renda. Porém, a produção está sendo criticada pelo teor racista.
O motivo que levou os internautas a essa conclusão foi o fato de que a marca reforçou o estereótipo de que pessoas negras pertencem a um grupo social menos favorecido que, inclusive, precisa ser ajudado por brancos.
Esse conceito preconceituoso foi estimulado quando a família Silva – a que recebeu a doação – é composta principalmente por negros. Enquanto que a família que teve poder aquisitivo para comprar o produto e, assim, fazer a “boa ação”, é composta majoritariamente por brancos.
Em contrapartida, outros internautas foram a favor da marca. Eles afirmaram que o conteúdo publicitário não é racista e que, na verdade, o importante é a ação de ajudar o próximo.
Veja as reações ao comercial:
O comercial da perdigão é uma dessas coisas tão infelizes que você se pergunta: como passou? como ninguém notou? ou então, quem insistiu nisso?
— John (@JOHNTRANE_) November 27, 2018
É por isso que King e Malcolm falavam que nós pretos precisamos da nossa alforria econômica… Pra não ver, hoje em dia, coisas como essa propaganda de Natal da Perdigão.
— Marcelo Mauricio 📸 (@MarceloPrince) November 27, 2018
Uma vergonha a Perdigão colocando NEGROS como sinônimo de Pobreza, quero que um dia Eu não fale mais sobre isso Racismo e Descriminalização de Classe Social. Espero que um dia não me sinta constrangido com comerciais Discriminatório como esse.
— O Desfrutável (@odesfrutavell) November 27, 2018
https://twitter.com/musaraujo/status/1067431308601618432
Não sou racista, até compro chester perdigão pra ajudar famílias pretas!
Aaaai, Perdigão…
— Jesus (@YuriMarcal) November 27, 2018
Aí a gente fala:
Bacana a iniciativa da Perdigão, mas a execução do comercial reforça estereótipos e podia ter outras narrativas
Aí os caras entendem:
Estão reclamando da doação de Chesters
¯_(ツ)_/¯— Bic Müller (@bicmuller) November 27, 2018
no momento sentindo mt raiva desse comercial da Perdigão, que reforça estereótipos sobre negros serem sempre quem está em posição de receber caridade dos brancos https://t.co/9gfzJaXiB6
— thais fabris (@thaisfabris) November 27, 2018
https://twitter.com/Byoncezada/status/1067504079490949120
Meu Deus não vi nada demais no comercial da Perdigão 😒 como vocês são chatos
— Major JC🏆 (@DuHelipa) November 27, 2018
https://twitter.com/marianasaymar/status/1067504385884856322