Propaganda de Natal da Perdigão reforça estereótipos raciais e é criticada
A campanha reforça o estereótipo de que pessoas negras são menos favorecidas e precisam da ajuda de brancos.
Na última terça-feira (26), a Perdigão divulgou sua mais nova propaganda de Natal. Ela mostra ao público a ação da empresa para essa data: na compra de um chester, outro é doado para uma família de baixa renda. Porém, a produção está sendo criticada pelo teor racista.
O motivo que levou os internautas a essa conclusão foi o fato de que a marca reforçou o estereótipo de que pessoas negras pertencem a um grupo social menos favorecido que, inclusive, precisa ser ajudado por brancos.
Esse conceito preconceituoso foi estimulado quando a família Silva – a que recebeu a doação – é composta principalmente por negros. Enquanto que a família que teve poder aquisitivo para comprar o produto e, assim, fazer a “boa ação”, é composta majoritariamente por brancos.
Em contrapartida, outros internautas foram a favor da marca. Eles afirmaram que o conteúdo publicitário não é racista e que, na verdade, o importante é a ação de ajudar o próximo.