PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

10 praias do Nordeste brasileiro que deixam o Caribe no chinelo

Você não precisa cruzar fronteiras internacionais para passar um tempo em uma praia paradisíaca

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 8 dez 2020, 16h17 - Publicado em 6 dez 2017, 07h00
 (Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

O Brasil é um país lindo, com paisagens estonteantes no litoral, nas montanhas, no cerrado, no sertão, nas florestas e até nas grandes cidades. Que tal valorizar toda esta exuberância e, na próxima vez que estiver a fim de passar uns dias em uma praia paradisíaca, apostar no Nordeste do país? A região tem cenários maravilhosos que deixam as praias do Caribe no chinelo – e você nem precisa estar com o passaporte em dia para curtir o mar e o visual.

Confira 13 praias do Nordeste brasileiro que valem suas próximas férias.

Praia do Patacho, em São Miguel dos Milagres (AL)

melhores-praias-do-nordeste-praia-do-patacho-al1
(Pousada Reserva do Patacho/Reprodução)

No litoral norte de Alagoas, a Praia do Patacho tem água azul turquesa e muitos, muitos coqueiros espalhados ao longo de sua areia branca. Quando a maré baixa, o visual vira outro e surgem piscinas naturais de água morna. Nesses momentos, é possível passear por dentro de onde estaria o mar. Uma praia dois (cenários) em um.

Praia do Espelho, em Porto Seguro (BA)

melhores-praias-do-nordeste-praia-do-espelho-ba1
(Wikimedia Commons/Reprodução)

Durante os dias bem ensolarados, suas águas têm tons que variam do verde ao azul cristalino; nas noites de lua cheia, elas refletem o brilho do satélite e espalham um brilho incrível pelo local. Já deu para entender por que o nome é Praia do Espelho, né? Para visualizar tudo isso lá do alto, você pode ir a um mirante nas falésias. Se quiser mergulhar, passeios de barco saem de lá até os recifes de corais da região. E, quando a maré baixa, vale uma esticadinha a pé até as praias vizinhas: Setiquara, Praia do Outeiro e Jacumã.

Praia de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE)

melhores-praias-do-nordeste-jericoacoara-ce
(YouTube/Reprodução)
Continua após a publicidade

A imagem mais marcante da Praia de Jericoacoara é esta da foto aqui em cima: a possibilidade de relaxar em uma rede sobre o mar. Tem coisa melhor quando tudo que queremos é desligar um pouco da vida louca da cidade? Na região há também lagoas e dunas, além de uma estrutura bem completinha de restaurantes, acomodações e passeios.

Praia de Igarapé Grande, em Turiaçu (MA)

melhores-praias-do-nordeste-praia-de-igarapc3a9-grande-ma
(Pinterest/Reprodução)

No litoral norte de Turiaçu fica a praia mais linda da cidade e uma das mais amadas pelos maranhenses: Igarapé Grande. São quase 20 km de areias e um mar super azul que pode ter ondas de até 3 metros na maré alta. A paisagem tem dunas, coqueiros e piscinas naturais.

Praia de Tambaba, em Conde (PB)

melhores-praias-do-nordeste-praia-de-tambaba-pb
(YouTube/Reprodução)

A apenas 30 km de João Pessoa, capital da Paraíba, fica a Praia de Tambaba. Lá tem falésias, restinga, coqueiros e gente pelada. Isso mesmo que você leu: é que a praia é ponto de encontro de nudistas, então é comum ver o pessoal nadando ou andando pra lá é pra cá sem roupas. Mas a nudez não é obrigatória, tá? Se você não tiver problemas com isso, curtirá uma praia lindíssima, uma das mais bonitas do Brasil.

Continua após a publicidade

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE)

melhores-praias-do-nordeste-bac3ada-do-sancho-pe
(Secretaria de Turismo de Pernambuco/Reprodução)

Ela já entrou algumas vezes na lista das praias mais lindas do mundo. E não foi à toa: a Baía do Sancho tem aquela areia branca que todos amam, águas limpas e mornas e uma fauna marinha de tirar o fôlego dos amantes do mergulho. Dá para chegar a ela de carro ou de barco – pela água, os turistas têm a chance de ver golfinhos e tartarugas. Apenas se informe antes de ir, porque em algumas épocas do ano o acesso é restrito em alguns horários, para a proteção dos animais.

Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE)

melhores-praias-do-nordeste-praia-dos-carneiros-pe
(Wikimedia Commons/Reprodução)

Rústica na medida certa para turistas vindos de qualquer realidade do dia a dia, a Praia dos Carneiros fica a dez quilômetros do centro de Tamandaré. Para chegar às suas desertas areias há duas alternativas: ir de carro (metade do caminho é por estrada asfaltada e a outra metade é por chão de terra) ou caminhando (dá uns 40 minutinhos). O caminho longo vale a pena: são 8 km de orla, com o mar que se mistura com um rio de águas verdes quando a maré está alta, areia clara e limpa, coqueiros e mais coqueiros. Entre as atividades locais há passeios a cavalo, aulas de stand-up paddle, passeios de caiaque, de jangada e de catamarã. Na baixa temporada o roteiro inclui idas às áreas de mangue.

Praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia (PI)

melhores-praias-do-nordeste-praia-de-barra-grande-pi
(Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após a publicidade

Diferentemente das outras praias, que contam com areia branquinha, a Praia de Barra Grande tem uma grande faixa de areia dourada, onde o mar transparente acaba em agitadas ondas. O local é conhecido por atrair praticantes de kitesurf. Se esta for a sua vibe, aproveite para radicalizar; se não for, é um espetáculo bonito de ser visto. No fim do dia, fazer uma caminhada pela areia é um programa bastante agradável e bonito.

Praia do Amor, na Praia da Pipa (RN)

melhores-praias-do-nordeste-praia-do-amor-rn
(Pipa.com.br/Reprodução)

O nome da praia é visualmente compreensível: o desenho das águas da Praia do Amor quando chegam à areia tem formato de coração. O fundo do mar é de pedras e dá até para surfar por ali (a praia vizinha, Afogados, é point de surfistas), embora o clima seja mais de descanso mesmo. Quem vai à Praia do Amor não precisa se preocupar em levar nada, pois a estrutura de barracas supre muito bem os turistas.

Praia do Saco, em Estância (SE)

melhores-praias-do-nordeste-praia-do-saco-se
(Pousada Praia das Dunas/Reprodução)

Curta em extensão, mas com uma faixa de areia considerável, a Praia do Saco proporciona aos turistas a vista da imensidão do mar azul de um lado e a de muitos coqueiros do outro (na parte interna). O mar quase não tem ondas, o que o torna perfeito para ficar dentro d’água relaxando um tempão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.