PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Pessoas transexuais podem alterar o nome no registro sem cirurgia

Uma vitória! Nesta quinta-feira (1º), o STF finalmente reconheceu o direito.

Por Lucas Castilho
Atualizado em 17 jan 2020, 08h03 - Publicado em 1 mar 2018, 17h19
 (Baluchis/ThinkStock)
Continua após publicidade

Finalmente! Por unanimidade, o STF (Superior Tribunal Federal) reconheceu, nesta quinta-feira (1º), que pessoas transexuais e travestis têm o direito de mudar o nome e gênero em documentos de registro civil sem a necessidade da cirurgia de redesignação sexual. A mudança poderá ser feita em qualquer cartório e sem necessidade de autorização judicial ou laudos médicos e psicológicos. Uma vitória dos Direitos Humanos e das minorias.

Leia Mais: Mitos sobre pessoas trans e travestis que precisam ser combatidos

“Não se respeita a honra de alguém se não respeita a imagem que [ela] tem. Somos iguais, sim, na nossa dignidade, mas temos o direito de ser diferentes em nossa pluralidade e forma de ser”, disse Cármen Lúcia, presidente da Corte e última ministra a votar.

O julgamento, iniciado na quarta-feira, foi interrompido após o voto de seis ministros – Marco Aurélio Mello (relator da ação), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux – todos favoráveis à decisão. Nesta quinta, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Cármen Lúcia também seguiram nessa direção e votaram como os colegas.

 “É inaceitável no Estado Democrático de Direito inviabilizar alguém a escolha do caminho a ser percorrido, obstando protagonismo pleno e feliz dá própria jornada (…) a dignidade da pessoa humana tem sido desprezada em tempos tão estranhos e deve prevalecer o direito do ser humano de buscar a integridade e apresentar-se à sociedade como de fato se enxerga”, afirmou Marco Aurelio Mello.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.