Perfil com fotos de “mamilo sem gênero” provoca o Instagram
O "Genderless Nipples" publica mamilos - sem identificar se, em cada uma das fotos, trata-se de um homem ou de uma mulher.
Depois de estagiarem em Nova York durante a campanha eleitoral norte-americana, Morgan-Lee Wagner, Evelyne Wyss e Marco Russo viram de perto o discurso extremamente machista que ronda a política institucional. É por isso que, depois de as eleições terminarem, eles tiveram a ideia de criar o perfil Genderless Nipples, ou “Mamilos sem Gênero“, em tradução livre, no Instagram.
Em entrevista à Teen Vogue, eles justificam a iniciativa falando sobre como mamilos só são sexualizados quando é sabido que fazem parte de um corpo feminino. “A igualdade entre os gêneros não vai ser atingida até que ideias sexistas como esta sejam erradicadas”, dizem.
As reações do público têm sido positivas. “Recebemos mais de 100 e-mails com fotos de mamilos, de pessoas que apoiam a causa”, conta Evelyne. “Estamos ganhando muitos seguidores todos os dias, e as pessoas parecem muito interessadas. Elas estão debatendo e conversando, nós provocamos esse diálogo, e era exatamente isso que queríamos”.
O Instagram, por sua vez, já deletou uma das fotos do perfil – que era, por ironia do destino, um mamilo masculino. “Para que banir mamilos femininos, se os dois podem ser tão semelhantes?”, provocaram os criadores da página.