Ouça música e viva melhor
O simples fato de escutar uma canção pode amenizar dores, melhorar seu estado de humor e deixá-la mais inteligente
Na hora da faxina, ouça samba e duplique
a sua energia
Foto: Dreamstime
Para animá-la durante a faxina, ouça samba
Música animada funciona como cafeína. Escutá-la estimula as ondas cerebrais a produzir adrenalina. Um estudo americano mostrou que as pessoas que ouviram musicas dançantes tinham mais disposição para trabalhar do que aquelas que escutaram música lenta. Portanto, ligue o som e pau na máquina!
Sugestão: Deixa a Vida me Levar, Zeca Pagodinho
Bossa Nova alivia a dor
Um estudo britânico descobriu que pacientes com artrite crônica que ouviram jazz conseguiram diminuir em até 21% a dor. Os pesquisadores acreditam que o jazz faz o cérebro liberar endorfina, substância do bem estar que ameniza a dor.
Sugestão: Garota de Ipanema, Tom Jobim
Música lenta diminui a ansiedade
A Universidade de Oxford, nos Estados Unidos descobriu que ouvir música lenta ajuda a diminuir a pressão sanguínea e acalma a respiração. Isso acontece porque somos condicionados a relaxar ao ouvir uma música em ritmo mais lento.
Sugestão: Coisas Que Eu Sei, Danni Carlos
Blues aumenta a felicidade
Sabe aqueles dias que você está sem a mínima disposição para nada? Então, essa é a melhor hora para ouvir uma música em ritmo de blues. Aliás, esse tipo de música foi criado justamente para fazer com que as pessoas entendessem seus sentimentos e suas emoções. É o ritmo mais harmônico de todos!
Sugestão: I Got a Woman, Ray Charles
Música clássica melhora a concentração
Os pesquisadores acreditam que o ritmo e a repetição da música clássica são similares aos impulsos elétricos do cérebro. Por isso, ouvir esse tipo de som ajuda a aumentar a memória, os níveis de concentração e até a inteligência.
Sugestão: Sonata ao Luar, Beethoven