Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Os pontos fortes e fracos de cada tipo de mãe

Sociável, organizada, idealizadora? Que tipo de mãe você é? Especialista ensina a reconhecer seus pontos fortes e fracos para manter a família unida.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 06h07 - Publicado em 3 abr 2014, 21h00

Viva em paz com quem você ama – e consigo mesma!
Foto: Getty Images

Uma família é bem diferente de qualquer empresa – afinal, é formada por pessoas que têm laços muito mais intensos que os de uma relação apenas profissional. Mas, assim como na firma, em casa lidamos com vários tipos de personalidade. Fazer com que todos convivam em harmonia é mesmo difícil. Sabendo disso, recorremos ao consultor empresarial Sérgio Rocha, especialista no desenvolvimento de carreiras, para explicar os pontos fortes e fracos de cada tipo de mãe. Ao entender como você funciona, fica mais simples se relacionar de um jeito harmonioso com o marido e os filhos.

“São quatro modelos básicos, relacionados aos seguintes animais: águia, lobo, golfinho e tubarão. Todos temos características desses quatro, mas sofremos influência na nossa personalidade de um tipo específico”, diz Sérgio. Leia as características de cada um, descubra qual é o seu e viva em paz com quem você ama – e consigo mesma!

Quem é você?

Veja qual desses perfis é o que mais combina com seu estilo.

Golfinho, a sociável

Característica: sensível e divertida, adora viver cercada de gente.

Personalidade: curte passear e brincar com as crianças. Pensa na família como um grupo unido. Por isso, busca sempre a harmonia entre todos os seus membros.

Dica: você consegue evitar brigas e discussões. Só precisa combater certa tendência de tomar partido quando o conflito envolve os filhos e seu marido – sobretudo, quando um deles faz papel de vítima. Para evitar isso, analise bem todos os aspectos de um problema antes de dar sua opinião.

Loba, seu lema é a organização

Característica: adora rotina e mantém tudo sob controle.

Continua após a publicidade

Personalidade: para você, é difícil aceitar falhas e surpresas de última hora. Costuma planejar as coisas com antecedência e pensa bem antes de dar a sua opinião.

Dica: como é metódica e conservadora, nem sempre tem jogo de cintura para lidar com mudanças. O ideal é aprender a dar um passo de cada vez e tentar controlar menos todas as situações. Ninguém está dizendo para deixar o zelo de lado, apenas relaxar um pouco e confiar na educação que deu aos filhos. Ao agir assim, vai conseguir reduzir os conflitos na família.

Águia, a idealizadora

Característica: é criativa e gosta de fazer a diferença em tudo!

Personalidade: adora ter liberdade e detesta regras muito rígidas. É sensível e pega as coisas no ar. Às vezes, pode parecer distraída. Mas está sempre pensando no futuro e acredita na divisão de tarefas.

Dica: como não estabelece uma rotina para os filhos, a desorganização pode imperar e comprometer a alimentação, a escola e o descanso deles. Por isso, o ideal é que use sua criatividade para inventar um programa divertido de atividades que estimule todos da família a dividir as tarefas domésticas.

Tubarão, seu nome é ação

Característica: faz tudo rapidamente, tem iniciativa e gosta de resultados rápidos.

Personalidade: você acredita que tudo é para ontem. Prática e impulsiva, sempre toma a dianteira nas situações. Prefere, por exemplo, falar com o diretor da escola do que que discutir com a professora.

Dica: estimula os filhos a serem independentes, mas cobra muita responsabilidade deles. Precisa delegar mais e exercitar a paciência. Como cada um tem um ritmo – e a graça de formar uma família está justamente nessas diferenças -, alguém pode se ofender com a sua forma direta.
 

Continua após a publicidade
Publicidade