Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O tecido ideal para o seu sofá

Saiba qual o material mais adequado para o seu sofá de acordo com suas necessidades

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 12h27 - Publicado em 13 set 2011, 21h00

Saiba qual é o tecido ideal para o seu sofá de acordo com as necessidades da sua casa
Foto: Divulgação

O tecido ideal para o seu sofá depende do revestimento do móvel e da resistência necessária na sua casa (crianças e animais reduzem a durabilidade do tecido). Saiba mais dos diferentes tipos de tecido e escolha o seu.

Brim ou jeans
Resistente, é ideal para casas com crianças e animais. E pode ser lavado à máquina – no caso do jeans, a lavagem deve ocorrer antes de as capas serem costuradas, porque o pano encolhe em contato com a água. As peças, bem estruturadas devido à textura do pano, combinam com almofadas revestidas de tecidos como sarja e veludo.

Lona
Grossa e pesada, costuma cobrir caminhões. Mas acabou se transformando em tecido de destaque no mundo da decoração porque apresenta altíssima resistência e pode ser usado em capas sob medida para pufes e estofados retos. O aspecto desbotado dá charme à composição.

Poliéster
100% sintético, adapta-se melhor às formas do sofá, dando aquele efeito “coladinho”. Mas não funciona em estofados com botões – que ficarão marcados pelo tecido, revestimento de couro (sintético ou natural), pois a base lisa dificulta a fixação – e em casas com gatos ou cachorros, já que ele desfia facilmente.

Continua após a publicidade

Sarja peletizada
Melhor que a versão tradicional, tem toque macio, vem pré-encolhida e é mais fácil de limpar. Serve para todos os ambientes da casa. Se for comprar um modelo pronto, verifique a medida exata, porque ela não estica depois.

Tafetá
Parecido com a seda, pode ser usado em estofados pequenos, como pufes e almofadas. É perfeito para quem gosta de aplicar brilhos, miçangas ou lantejoulas. Experimente fazer capas de tafetá alternando cores em pufes de modelo quadrado.

Tweed
Tecido considerado nobre, custa caro. Mas, se quiser investir, use-o em quartos e salas de estar ou jantar. Seus fios de lã (sintéticos ou naturais) caem bem em estofados pequenos ou em assentos de cadeiras.

Veludo
Natural ou acrílico, de algodão ou viscose – a versão canelada, comumente usada na confecção de roupas, não é indicada para o revestimento de estofados. Tecido quente, deve ser aplicado em capas de sofá, poltronas e pufes de cidades mais frias ou substituído por sarja e brim no verão.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.