Número de mães americanas que ficam em casa em vez de trabalhar aumenta

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center revela que quase 30% das mulheres nos Estados Unidos com filhos de até 18 anos são donas de casa. Confira outros dados!

Foto: Reprodução / Série: Mad Man

Quase 30% das mulheres nos Estados Unidos com filhos de até 18 anos são donas de casa. Os dados são da pesquisa do Pew Research Center*, divulgada nesta terça-feira (09), que também revela: o principal motivo é a dificuldade que elas têm para encontrar um bom emprego.

O aumento da parcela de mães que cuida de seus próprios filhos em vez de trabalhar fora começou a crescer em meados da década passada. Desde 2010, no entanto, este número aumentou ainda mais. Em 2000, 1% das mães que ficavam em casa diziam que não conseguiam encontrar um bom emprego. Em 2012, já eram 6%. Por outro lado, algumas mulheres relataram que acham mais vantajoso ficar em casa do que pagar um salário para que outra pessoa cuide de seus filhos.

Toda esta mudança, que contraria a ideia de família moderna, foi notada principalmente entre imigrantes e mulheres sem educação superior. A estagnação da economia e dos salários teve um papel importante na escolha dessas mães. É possível perceber, inclusive, que esses números crescentes podem mudar se no futuro houver uma alta salarial, alterando o cálculo sobre o custo para ter empregados, como babás.

Conforme dados da American Time Use Survey, citada pelo Pew no seu relatório, essas mães que ficam em casa passam em média 18 horas por semana cuidando das crianças, sete horas a mais do que as mães que trabalham fora. Elas também dedicam ao trabalho doméstico nove horas semanais a mais, possuem nove horas semanais a mais de tempo livre e cinco horas semanais a mais para dormir.

* O Pew Research Center (PRC) é um instituto de pesquisa localizado em Washington DC que fornece informações sobre questões, atitudes e tendências que estão moldando os EUA e o mundo.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s