Mulheres começam a dirigir na Arábia Saudita
Entrou em vigor regra que derruba proibição histórica; agora, elas podem guiar carros, motos e veículos pesados
Mulheres ao volante na Arábia Saudita. Até parece pouca coisa, mas é um avanço inédito. A partir deste domingo (24), começa a valer o decreto que autoriza as mulheres e dirigirem na Arábia Saudita. O país era o único no mundo que não reconhecia esse direito às cidadãs.
Além de carros, elas agora podem guiar motos e veículos pesados. Até então, dependiam dos homens da família ou de motoristas para realizar tarefas básicas, como ir ao trabalho ou levar os filhos à escola.
A mudança, anunciada em setembro passado, faz parte de um programa de reformas sociais e econômicas promovido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salmain. São quase três décadas em defesa dos direitos das mulheres na Arábia Saudita. A abertura é reflexo dessa mobilização. As primeiras campanhas pela autorização a dirigir datam dos anos 90; mas mulheres que desafiavam a proibição eram presas, demitidas de seus trabalhos e até impedidas de viajar para fora do país.
A maioria das cidadãs não tem habilitação e muitas ainda não tiveram acesso aos cursos autorizados pelo governo. Nas maiores cidades do país, a lista de espera para frequentar as aulas pode chegar a meses.