Muito tarde para ser mãe?

Série americana levanta reflexão sobre gravidez tardia

Uma cena do seriado americano Portlandia causou burburinho na internet. A personagem interpretada pela atriz Carrie Brownstein está pensando em engravidar e decide se consultar com um ginecologista. Ela diz que está “nos estágios iniciais da decisão, ainda em cima do muro”. 

Se a ideia era discutir planejamento familiar e fertilidade antes de tomar uma decisão, as coisas mudaram de figura quando na consulta ela se surpreende com o conselho do médico. Ele diz que, de acordo com seu histórico, ela precisa ser rápida, já que é “quase uma solteirona”. 

Se isso soa ridículo, basta perguntar para qualquer mulher acima dos 35 anos que esteja considerando ter filhos e elas vão dizer que a cena foi bastante real. Mulheres que engravidaram com mais de 35 anos são consideradas em “idade materna avançada”. 

A verdade é que, sim,  a gestação para mulheres que já passaram dos 35 anos (cada vez mais comum) exige alguns cuidados especiais para transcorrer tranquilamente. Mas ainda que tenham, por exemplo, dificuldade na fertilização, pela queda na qualidade dos óvulos, são aquelas que engravidam só a partir dos 40 que passam a integrar o grupo de riscos gestacionais. 

Como as mulheres estão esperando cada vez mais para engravidarem talvez seja hora de encorajá-las a escolherem serem mães no momento mais adequado e fazer o possível para que se sintam confortáveis com a escolha.

LEIA MAIS: Grávida aos 45 anos de sua terceira filha, a empresária paulista Pilar Guido de Castro encara os olhares de desconfiança ou indiferença para sua barriga que cresce a cada dia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s