Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Você conhece a moissanite? Pedra é opção mais barata ao diamante

Descoberta em 1893, a gema é extremamente reluzente e pode ser uma ótima substituta do diamante nos anéis de noivado.

Por Ketlyn Araujo - Atualizado em 16 jan 2020, 16h05 - Publicado em 2 abr 2018, 19h01

Estrela máxima dos pedidos de casamento, um anel de noivado não precisa, necessariamente, ostentar uma vistosa pedra de diamantes para ter seu devido valor (desculpa, Marilyn Monroe).

Por mais que a pedra tenha suas vantagens em matéria de durabilidade (é o mineral mais resistente que existe), quando o assunto é o custo-benefício, procurar por gemas preciosas semelhantes ao diamante em estética e brilho, mas com preço inferior, pode ser muito mais econômico para os casais que querem priorizar outros tipos de gasto.

A moissanitemoissanita ou carborundum – é a principal alternativa nesse sentido, por ser aparentemente muito parecida com o diamante, mas custando bem menos.

Descoberta originalmente em 1893, pelo cientista francês Henri Moissan (vencedor do Prêmio Nobel de Química, em 1906), no Canyon Diablo, no estado do Arizona (Estados Unidos), é conhecida por ter “nascido das estrelas”, sendo uma das pedras preciosas mais cintilantes do mundo.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

enr149-F1-cu – 6.5mm (1.4ct) cushion Forever One colorless Moissanite center stone with diamond side stones, set in 14k white gold, size 5.5. Swipe to see with the matching diamond band! #moissaniteco #moissanite #moissanitering #moissaniteengagementring #moissy #lovemoissy #jewelry #ring #rings #engagementring #weddingring #Conflictfreediamond #earthfriendly #organicRing #diamondalternative #gold #diamondring #bling #finejewelry #engagementrings #foreveronemoissanite #cushioncutmoissanite #enr149

A post shared by MoissaniteCo.com (@moissaniteco) on

Quando Moissan descobriu as partículas microscópicas da gema, em uma cratera criada por um meteorito que caiu na Terra, pensou que eram de diamantes (feitas de carbono). Depois, após pesquisas, concluiu que, na verdade, os cristais tinham como matéria-prima o Carbeto de Silício.

Daí em diante, como já era de se imaginar, a moissanite foi batizada em homenagem ao cientista.

Continua após a publicidade

https://br.pinterest.com/pin/457326537155180205/

Claro que a moissanite original é extremamente rara e difícil de encontrar na natureza atualmente. Mas existem versões acessíveis e disponíveis para compra, que foram criadas em laboratório após anos e anos de tentativas e erros, usando as partículas descobertas anteriormente por Moissan como ponto de partida.

Leia Mais: Teste: Qual estilo de casamento é o mais indicado para você?

Moissanite X diamante: semelhanças e diferenças

O diamante ganha na questão da resistência, mas a moissanite não deixa a desejar. De acordo com a Escala de Mohs (criada em 1812 pelo mineralogista Friedrich Vilar Mohs), que quantifica a dureza dos minerais em valores que variam de um a dez, o diamante vale dez mohs, isto é, se classifica como o mineral mais duro já encontrado na natureza.

Já a moissanite possui um valor equivalente a 9,25 mohs – número superior ao de pedras como a safira e o rubi, por exemplo, o que também a torna bastante resistente a riscos.

Continua após a publicidade

https://br.pinterest.com/pin/820007044623455920/

Outra característica que diferencia as duas pedras, e talvez a mais notável delas, é o brilho. Segundo o site Brilliant Earth, moissanitas e diamantes são lapidados de formas diferentes, o que impacta na refração da luz das duas pedras.

De maneira bem simplificada, é como se a moissanite tivesse um brilho mais artificial e menos específico em comparação ao do diamante – dando aquele efeito prisma, meio “bola de discoteca”, que lembra muito um flash de arco-íris, principalmente quando atingida pelos raios solares.

Quanto maior a pedra de moissanite, maior será, também, sua cintilância.

https://br.pinterest.com/pin/533535887080638266/

Continua após a publicidade

Já em relação à cor, por mais que as moissanites sejam consideradas gemas incolores, quando atingidas pela luz podem apresentar traços de tonalidades amareladas ou acinzentadas. Diamantes (naturais ou criados em laboratório), por sua vez, não costumam mudar de tom: mesmo quando recebem diferentes tipos de luz, continuam com aparência branca e reluzente.

Lembrando que a cor da pedra não tem nada a ver com a cor da joia, viu? Você pode ter um anel de noivado de moissanite ou diamante em ouro amarelo, branco ou rosé, vai do seu gosto.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

THE EVERLY RING HAS ARRIVED!!!!!⠀ ⠀ This gorgeous statement ring features a radiant cut moissanite centre gemstone and is surrounded by a dazzling diamond halo and split shank – This ring is everything! ⠀ -Available from a 1.20 carat to 3.90 carat⠀ -FREE UK Delivery & Returns⠀ -Worldwide Delivery⠀ .⠀ .⠀ .⠀ #Everly #lilyarkwright#lily_arkwright_engagementring #love#radiant_split_shank #radiant_moissanite #radiant_diamond #diamond_ring #vlogger #blogger #designer #moissanite#moissanite_engagementring #moissanitering #royalengagement #meghans_ring #moissanites#moissaniterings#diamond_alternative#diamondalternativeengagementring#diamondalternativerings#royal #moissaniteovalcut #engaged#engaged💍 #proposal #sayyes#shesaidyes #shesaidyes💍

A post shared by Moissanite & Lab Diamond Rings (@lilyarkwrightuk) on

Continua após a publicidade

Por fim, como já adiantamos acima, o aspecto mais vantajoso na escolha das moissanites é o preço – bem abaixo do valor dos diamantes. Enquanto os custos de um anel de diamantes variam conforme a cor, o quilate, a pureza e a lapidação (respectivamente color, carat, clarity e cut, “os quatro C’s”, em inglês), podendo ficar cada vez mais caros, o valor da moissanite muda, na maioria das vezes, de acordo com o tamanho da gema – e só.

https://br.pinterest.com/pin/523191681705187315/

Sendo assim, antes de investir no famigerado – e caro – anel de diamantes, vale disponibilizar algumas horas do seu tempo livre e pesquisar os preços dos de moissanite. Opções das mais belas não faltam!

Publicidade