Mitos e verdades sobre o uso da panela de pressão
Quando mal utilizadas, panelas de pressão podem virar uma bomba. Veja como evitar acidentes e aproveitar o melhor delas
Vender panela de pressão sem o selo do Inmetro é ilegal. Cheque isso sempre. Na hora de reparos, procure a assistência autorizada
Foto: Getty Images
A panela de pressão premia quem gosta de cozinhar com algo valioso: economia de tempo. Como prepara os alimentos três vezes mais rápido, reduz também os gastos com gás. Mas é preciso cuidado ao manejá-la. Muitos acidentes seriam evitados se seus acessórios e válvulas de segurança fossem trocados por peças originais ao se desgastarem, afirma Arcangelo Nigro Neto, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais. Seguir as instruções do manual também aumenta a segurança.
Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre o uso da panela de pressão em casa:
1. Panela de pressão explode: VERDADE
Se não for usada corretamente, ela pode, sim, provocar uma explosão grave, destruir a cozinha e ferir seriamente quem estiver por perto. Para reforçar a segurança,
o ingrediente deve ir para a panela acompanhado de água ou outro líquido em quantidade suficiente.
2. Panela de pressão só cozinha feijão e carne: MITO
O tempo de cozimento na panela de pressão é mais rápido. Basta adaptar esse tempo e fazer vários tipos de receitas. Evite apenas cozinhar cevadinha, mingau de aveia e ervilha seca. Esses alimentos formam espuma, obstruindo a saída do vapor pela válvula.
3. O tempo de cozimento começa quando a panela chiar: VERDADE
O cozimento começa assim que a válvula começa a deixar escapar vapor, produzindo um sopro, e não logo que a panela vai ao fogo. Reduza o fogo e marque o tempo de cozimento indicado na receita.
O jeito certo de usar
1. Capriche na limpeza
Desencaixe a borracha de vedação da tampa e lave-a separadamente.
2. Confira se existe pressão
Se a panela não produzir pressão e o vapor escapar pela tampa, verifique se a borracha está colocada corretamente.
3. Faça manutenção diária
Veja se a borda da panela está em bom estado e se não se deformou com o uso. Se houver algum problema, leve-a à assistência técnica. E troque a borracha de vedação quando rachar.
4. Não encha até a boca
Para a válvula não entupir, ao cozinhar algo mais líquido, como feijão, deixe o nível de água pelo menos três dedos abaixo da tampa. Se for carne, a água deve chegar até metade da panela.
5. Repare no apito
O cozimento do alimento se inicia quando a panela começa a apitar. Aí, é hora de abaixar o fogo e contar o tempo indicado na receita a ser preparada.
6. Observe a válvula.
Enquanto a panela estiver no fogo, veja se a válvula está funcionando normalmente. Se não estiver liberando vapor, pode estar obstruída. Para resolver, basta levantá-la.
7. Tenha cuidado ao abrir
Jamais abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente. Se estiver com pressa, coloque-a embaixo da torneira de água fria até parar de chiar, sem erguer a válvula. Depois, é só abrir com cuidado. Sempre afaste bem o rosto nesse momento.