Lembra da Bettina? Empresa será multada por propaganda enganosa

Pode parar de se sentir derrotada: pelo jeito a Bettina não ficou milionária investindo apenas 1520 reais, como disse no YouTube.

Há pouco menos de um mês, não houve pessoa na internet que não tivesse sido impactada por Bettina Rudolph, garota-propaganda de uma empresa de informações financeiras que garantia ter ficado milionária em três anos, com aplicação inicial de 1520 reais. Além de incomodar quem queria apenas assistir a um vídeo no YouTube por ser exibido a todo instante, o comercial ainda gerou ansiedade em muita gente: “como assim tem gente ficando milionária em três anos, enquanto eu mal consigo pagar o aluguel?”

Pois é: pelo jeito a afirmação feita no vídeo não é verdade – como qualquer pessoa com um pé na realidade podia notar. De acordo com informações da revista Exame, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor no Estado de São Paulo, vai multar a Empiricus, empresa anunciante, por propaganda enganosa.

“A afirmação da empresa de garantias de resultados de investimentos sob sua orientação, via movimentações financeiras no mercado variável de ações, demonstra-se enganosa e capaz de induzir o consumidor a erro, infringindo o artigo 37, §1º do Código de Defesa do Consumidor”, afirma o órgão.

A lei diz que a multa é fixada entre 650 reais (mínimo) e 9 milhões de reais (máximo), de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor. Não foi divulgado o valor exato da multa que será aplicada contra a Empiricus.

Para nós, pessoas comuns, fica o alerta: não acredite em tudo o que vê por aí e muito cuidado com o seu rico dinheirinho.