Invente novas funções para móveis e objetos antigos
Arquitetos dão dicas para você atualizar a decoração da casa gastando pouco
Que tal inventar uma nova função para aquele móvel ou objeto antigo que está jogado num canto da casa? Confira essas ideias e inspire-se:
Mural “gelado”
Anote todas as suas tarefas do dia a dia na porta desta geladeira
Foto: Leonardo Costa
Os arquitetos Felipe Torres e Jakeline Dutra, do escritório Imagina! Arquitetura (RJ), transformaram a porta desta antiga geladeira em lousa. Para isso, bastou pintar a superfície com uma tinta capaz de criar esse efeito (Coralit Tradicional Fosco para metal, Coral, R$ 54,90* a lata de 3,6 litros). Além de esconder pontinhos enferrujados, a nova cobertura serve para anotar receitas, recadinhos… e o que mais você desejar! Outra vantagem: para apagar as mensagens, é só usar um pano úmido.
Bagagem cultural
Na mala de 60 x 40 cm, você também pode montar uma cama aconchegante para o seu pet
Foto: Leonardo Costa
Organize livros e DVDs dentro de uma… mala de viagem! A ousadia cria um efeito decorativo incrível. Escolha um objeto com design vintage e coloque-o aberto no chão, num cantinho da sala. “Misture itens funcionais e pessoais para fazer uma composição descolada”, recomenda Felipe. Mas isso não significa deixar bagunça à mostra, certo?
Fogão inusitado
Espalhe verniz na peça antes de usá-la para evitar danos causados por pingos de óleo
Foto: Leonardo Costa
Sim, uma escrivaninha de madeira pode virar um fogão! “Escolha um móvel com cerca de 90 cm de altura e espaço suficiente para encaixar um cooktop elétrico ou de indução”, explica Felipe Torres. “Depois recorte o tampo na largura do fogão e acomode-o ali”, completa o arquiteto. Importante: não use o modelo a gás, pois ele queima a superfície. O processo é tão simples que você mesma pode fazer em casa. Para finalizar, decore as gavetas laterais com plantas de plástico e acessórios culinários.
Tique-taque charmoso
Crie este efeito na parede misturando cimento, água e argamassa. Espalhe com uma espátula
Foto: Leonardo Costa
Depois de garimpar relógios e medidores de máquinas numa fábrica desativada, a dupla de arquitetos teve a ideia de reuni-los na parede de uma cozinha. Se não gostar de ponteiros parados (muita gente acha que eles dão azar), troque-os por relógios, placas de metal ou pôsteres que sigam o mesmo estilo ou, ao contrário, sejam bem diferentes.
* Preço pesquisado em maio de 2012