Continua após publicidade
Evite dores de cabeça com o chuveiro elétrico lendo o rótulo da embalagem com atenção
Foto: Getty Images
Escolha sem erro:
É importantíssimo saber ler as informações que estão na caixa do chuveiro da sua escolha. Preste bastante atenção, principalmente nos itens abaixo:
· Tensão nominal: indica a voltagem; 127 v ou 220 v.
· Classe de potências: mostra o poder de aquecimento do chuveiro. Quanto mais alto, maior será o valor da conta. Locais quentes necessitam de menos força (classes A, B e C) para esquentar.
· Referência e índices de consumo: relaciona o gasto, se o modelo estiver ligado no consumo mínimo (verão/morno) e máximo (inverno/quente).
· Eficiência energética: refere-se a quanto de energia é revertida em calor, ou seja, sem perda ou desperdício.
O melhor modelos para a sua casa:
· Primeiro, leve em conta a potência. Existem chuveiros de até 6 000 watts. Porém, produtos com alta potência não são mais eficientes, só deixam a água mais quente. Para o Nordeste, os ideais têm entre 3 500 e 4 000 watts: deixam a água numa boa temperatura e são econômicos.
· A etiqueta “Compatível com DR” também é importante. Chuveiros com essa marca pode ser mais caros, no entanto, economizarão seu dinheiro a longo prazo, já que evitam a fuga da corrente elétrica.
· O selo do Inmetro garante que aquele chuveiro foi testado e que as informações fornecidas são verdadeiras. Na classificação do Procel, procure por aqueles com a categoria mais próxima da letra A.
Cuidados essenciais:
· Verifique a corrente elétrica do disjuntor. Todo eletrodoméstico com mais que 600 watts deve ser mantido com um circuito independente, uma ligação direta com fiação exclusiva do quadro de luz até a peça.
· Fios finos sofrem aquecimento. Não os deixe próximos uns aos outros e não faça várias conexões entre eles.
· Para evitar choques, acople sempre o fio terra ao sistema de aterramento.
· A caixa d’água deve estar ao menos um metro acima do chuveiro.
· No primeiro uso, ponha na posição “desligado” e mantenha o registro aberto por um minuto. Depois, desligue e coloque na temperatura desejada. Caso contrário, pode queimar.
· Mantenha o registro na mínima vazão, numa temperatura agradável. Isso reduzirá a conta de água.
· Limpe os orifícios do aparelho com uma bucha ou escova de dentes.
· Não use uma resistência queimada.