Festa infantil: Chapeuzinho Vermelho é tema fofo para decoração
Confira os detalhes da decoração linda elaborada por Lílian Ruas
Nada de personagens de desenhos animados e filmes. São as histórias infantis tradicionais que estão ganhando espaço entre os temas de festa e já fizeram a cabeça das mães mais descoladas. “O mercado de festas está buscando resgatar as sensações incríveis que tivemos quando crianças ouvindo nossos pais, tios, avós e professores lendo-nos histórias infantis. São contos que nunca mais saíram das nossas memórias, marcaram a vida da gente. É esse resgate de emoções que está acontecendo. Temas de festas com afeto”, conta a decoradora Lilian Ruas, da Tribo da Festa.
E neste cenário, Chapeuzinho Vermelho vem despontando como uma boa substituta para as princesas tradicionais. Responsável por essa decoração tão cheia de detalhes delicados, Lilian explica que usou o conceito de mesa simples, com ar de feita em casa, mas não menos charmosa. “Trabalhei pensando em uma mesa mais simples, menor, menos luxuosa, aproveitando, por exemplo, peças que o cliente tivesse em casa como livros, cestas, porta-retratos, bandejas, etc. Usei bonecos de feltro que adoro, mas brinquedos do aniversariante também seriam bem vindos! Artesanato (árvores de eva, caixas de papelão, pedaços de madeira forrados) e doces especialmente elaborados e decorados com o tema também fazem toda diferença”, disse a decoradora.
Em temas como este, os móveis trabalhados têm cedido espaço para mesas rústicas mais criativas. Nesta festa, Lilian preferiu usar um tampo sobre cavaletes de madeira e o resultado foi uma mesa muito mais charmosa. “Sempre falo para minha equipe e alunos: ‘criativem-se, busquem o novo, saiam da mesmice, do lugar comum’! Com o mercado resgatando as festas de antigamente, menos agora virou muito mais. Estou procurando trabalhar na simplicidade com capricho. Tem dado certo e feito sucesso. Cavaletes bonitos são bem-vindos, pois o simples virou moda”, explica.
Tons pastel criam um efeito delicado, mas podem cair com facilidade na monotonia. Já uma paleta de cores vibrantes acende a decoração, passando energia e chamando a atenção dos convidados. As escolhas de Lilian fugiram do óbvio mix de vermelho e verde. Vermelho, azul e bege foram escolhidos como tons principais, e laranja e amarelo como tons coadjuvantes.
Lilian ressalta que um dos segredos para compor uma mesa bonita e atrativa aos olhos dos convidados.é mesclar diferentes texturas. “Gosto muito de artesanato e de misturar materiais, texturas e estampas, produzindo peças inusitadas para surpreender. Tudo é permitido ! Madeira, louça, vidro, papel, acrílico, plástico, plantas, flores, pedras, conchas, folhas secas, tecidos, feltro, EVA… Dessa forma, as decorações tornam-se exclusivas porque não se limitam só a usar cerâmicas, louças e flores, por exemplo”, aconselha.
Os doces decorados dão mais vida à decoração e são responsáveis por prender a atenção dos convidados em cada detalhe da mesa do bolo. Nem todos os doces precisam ser decorados com pasta americana. Algumas variedades de doces especiais podem ser mescladas com os docinhos tradicionais de festa para criar um visual mais rico na mesa.
Há uma infinidade de detalhes simples que podem fazer diferença na mesa. O segredo é usar a criatividade e fugir do óbvio. Lilian apostou nos rolinhos de bala de coco, cones com balas de goma e nas garrafinhas de água com chapeuzinho.
A parte inferior da mesa foi decorada com flores e sacolinhas vazias deixadas à disposição dos convidados. Assim, cada um escolhia os doces de sua preferência para levar para casa. Fazendo isto, a anfitriã transforma a própria mesa do bolo em lembrancinha. Uma ideia prática e econômica!
Quem fez a festa:
Decoração: Tribo da Festa – Lilian Ruas
Doces: Divino Doces e Miraggio Festas
Bolo: Érika Cardoso Cake Designer
Porcelanas: Silveira Cerâmica
Balões: Balão Cultura
Peças de decoração: Kira Festas
Mobiliário: Cute Cute Festas