Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Fazer com que garotas se interessem por tecnologia desde cedo é a missão de Teresa Carlson

Vice-presidente da Amazon Web Services tem como desafio pessoal ampliar o número de mulheres trabalhando com programação e computação.

Por Clara Novais
Atualizado em 12 jan 2017, 19h31 - Publicado em 29 ago 2016, 10h34
Divulgação
Divulgação (/)
Continua após publicidade

Após passar 13 anos trabalhando com saúde (tratando de crianças e adultos que tinham problemas de fala), em 1998 a americana Teresa Carlson se encantou com o poder de transformação da tecnologia e decidiu dar uma virada radical na carreira. Atual vice-presidente da área de web services (plataforma de serviços que permite armazenar e acessar dados remotamente via internet) da gigante Amazon, recentemente Teresa criou um desafio pessoal: estimular meninas a entrar no mundo digital, setor ainda dominado de forma massiva por homens – apenas 30% das vagas são preenchidas por mulheres, que ocupam 25% do segmento específico de computação em nuvem. Em passagem pelo Brasil, Teresa conversou com CLAUDIA sobre seu trabalho para inspirar as novas gerações de mulheres.

Por que é importante uma maior participação feminina na tecnologia?
Precisamos ter uma variedade de ideias no mercado, e incluir mulheres significa agregar novos pontos de vista, o que contribui para encontrarmos soluções diferentes para nossos desafios. 

Como entusiasmar as meninas para isso?
Garotas não costumam ser incentivadas a gostar de matemática e ciências. Então, tento mostrar às jovens que trabalhar com tecnologia pode ser excelente para elas, já que é um setor flexível, cheio de oportunidades, além de bastante rentável. A chance de melhorar a vida financeira é muito empoderadora! Se nós, mulheres, nos reunirmos e trabalharmos juntas, poderemos resolver ativamente essa falta de diversidade. Em 2014, participei de um painel sobre tecnologia com outras executivas onde lançamos a campanha #smartisbeautiful (em tradução livre, #serinteligenteébonito). Convocamos as mulheres presentes a se empenhar para encorajar outras e contribuir para que as escolas tenham aulas de programação de computadores, por exemplo, e nos comprometemos a fazer o mesmo. Essa hashtag ajuda a reunir e divulgar nas redes sociais os trabalhos que vêm sendo feito nesse sentido.

E essa iniciativa tem dado resultado?
Sim. Atualmente, existem clubes femininos em países como Austrália, Cingapura, Colômbia, Estados Unidos e aqui no Brasil, com os quais estabelecemos parcerias. Eu mesma costumo fazer palestras para garotas nos países que visito. Explico como funciona a nuvem e quais carreiras elas podem seguir nesse setor. Algumas vezes, chamo alunas para subir ao palco e fazemos um plano de carreira para elas baseado em seus interesses. Quero saber o que as empolga nessa indústria! É importante mostrarmos às meninas as diversas possibilidades de profissões em tecnologia e que elas são capazes de exercê-las. 

.
. ()

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.