CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Faxina anual

Pelo menos uma vez por ano, livre-se da sujeira e da poluição visual para trazer mais harmonia à casa

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 13h00 - Publicado em 26 out 2008, 21h00

Tire da frente o que você não usa mais. Limpe armários, gavetas e arquivos
Foto: Dreamstime

Vira e mexe a casa fica lotada de tranqueiras. E a faxina pesada, que dá fim às sujeirinhas escondidas, está sempre sendo adiada. Normalmente as pessoas gostam de dar aquela geral no fim de um ano ou no começo do outro, mas qualquer hora é hora para se desapegar de objetos que não usa com freqüência e limpar a fundo todos os armários!

Abra os seus caminhos
Guardar objetos que você não usa mais atravanca a sua vida. Pelo menos é o que dizem os chineses adeptos do feng shui, a técnica milenar de harmonização de ambientes. Portanto, doe roupas velhas, livros antigos, CDs e até eletrodomésticos que você não usa mais. Se tiver dúvida na hora de descartar algo, tente lembrar se você usou ou não tal objeto no último período de um ano. A resposta indicará o que deve ir embora. Liberado o espaço nos armários e gavetas, reorganize o que ficou. Uma dica é separar as roupas, por exemplo, por cores. Isso facilita sua localização. E cheque se as roupas de cama estão em bom estado. Daí, costure-as ou troque por novas.

Faça um mutirão
Não seja escrava do mundo. Aproveite o momento para pensar com o marido e os filhos sobre as coisas que estão dentro de casa. Faça com que cada um seja responsável por um cômodo.

Mate os fungos e bactérias
Aproveite o impulso da grande faxina para lavar cortinas e almofadas e dar um basta nos fungos e bactérias. Para dar vida nova às cortinas, lave-as à mão e as deixe secando ao sol. Lembre-se de retirar os puxadores e rodízios antes. Não torça o tecido!

Jogue fora o desnecessário
O acúmulo de objetos inúteis gera poeira, umidade e ocupa um espaço enorme da casa. Alguns objetos devem sumir de uma vez por toda do seu lar, como frascos de perfumes que acabaram e cosméticos vazios; medicamentos e alimentos vencidos; revistas, cadernos, livros e jornais velhos; sacolas plásticas.

Limpe o jardim
Agora é a hora de trocar aquele vaso bicado ou aquele outro que já ficou pequeno para a planta. Aquela folhagem não vai pra frente? Troque-a por uma outra: a renovação.


 

Continua após a publicidade

Publicidade