Exercícios e massagem que proporcionam energia
Você anda sem ânimo? Então conheça alguns exercícios e uma massagem que vai te ajusar a recarregar as energias e ter mais disposição
Faça exercícios que proporcionam energia
Foto: Getty Images
Movimento energético
Qualquer exercício físico aumenta o ânimo, uma vez que libera endorfina, o hormônio do bem-estar. E o tai chi chuan, uma prática de alongamento dos tendões, é uma das mais eficientes no quesito energia: “Quando o caminho dos tendões é liberado, o sangue flui melhor, elevando a sensação de vigor”, afirma Velzi Moreschi, diretora presidente do Tin Long Instituto de Nei Jia Brasil-China: Arte Marcial Chinesa Taoísta Tradicional de Wu Dang (SP). Os movimentos a seguir (para fazer sentada) desbloqueiam os pontos de energia:
– Estenda as pernas e estique os pés, sentindo o alongamento dos músculos.
– Leve a cabeça para trás, flexibilizando o pescoço.
– Eleve os braços com as palmas das mãos para dentro.
– Contraia o baixo ventre suspendendo os genitais.
– Empurre os calcanhares para frente.
– Encoste o queixo no peito e a testa nos joelhos ou o máximo possível. Retorne desenrolando a coluna.
Vigor no ar
“Os exercícios respiratórios auxiliam na conexão com você mesma e favorecem a recarga de energia”, diz Ma Deva Suvalia, gerente de terapias do Hotel Ponto de Luz, em Joanópolis (SP). Sentada, coluna reta, respire da seguinte forma:
– Expire todo o ar pelas narinas suavemente. Imagine o seu pulmão esvaziando completamente, enquanto contrai o abdome. Relaxe e inspire, sem fazer esforço.
– Agora inspire normalmente e expire pelas narinas com vigor. Repita 10 vezes aumentando a velocidade da respiração.
– Faça uma pausa, respirando devagar e observando o ar que entra e sai. Repita todo o exercício mais duas vezes.
Corpo ativo
Uma automassagem com o método do-in faz milagres na restauração da energia. “Ela alivia o cansaço e ameniza dores que diminuem a concentração e a disposição”, explica a terapeuta Cristina Andrade (SP). Aperte estes pontos:
1. Pressione o polegar esquerdo sobre a mão direita na região entre o dedo indicador e o polegar. Friccione o ponto fazendo pressão. Repita a massagem com a outra mão.
2. Coloque a mão esquerda sobre a região peitoral, pressione-a e pare por 10 vezes. Faça o mesmo com a outra mão.
3. Com as palmas das mãos voltadas para trás, apóie os polegares sobre os ombros e os outros dedos nas costas. Pince toda a região do ombro repetidas vezes.
4. Apoie os dedos indicador, médio e anelar, de ambas as mãos, na lateral da cabeça. Pressione e faça movimentos circulares no sentido horário, por várias vezes.