Encontro do Brasil Mulher mobiliza mais de 70 instituições

Projeto nasceu como estratégia de mobilização nacional em rede, para integrar diversas ações públicas e privadas na defesa dos direitos das mulheres

A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres realizou o 1º Encontro de Integração ao Brasil Mulher na sede da Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília. Brasil Mulher nasceu como uma estratégia de mobilização nacional em rede, para integrar diversas ações públicas e privadas.

A reunião, que aconteceu nesta terça (6), contou com a participação de representantes de vários setores da sociedade, como Pacto Global, Avon, FONAVID, OAB e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

O encontro foi conduzido pela secretária de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, que apresentou o histórico do projeto, as regras para adesão e exemplos de práticas possíveis no âmbito do Brasil Mulher. “Esse encontro representa uma etapa de realização importante deste trabalho que estamos desenvolvendo há um ano. As palavras de apoio e interesse das lideranças manifestadas indicam que estamos no caminho certo”, ressaltou Fátima Pelaes.

Soraya Santos, coordenadora da Bancada Feminina, ressaltou a importância de construir ações que possam fortalecer a dignidade das mulheres. “O papel do Brasil Mulher é unir para transformar a realidade”, afirmou a parlamentar.

O evento contou com depoimentos emocionados de pessoas que vivenciam a luta em prol da defesa dos direitos das mulheres e destacaram a importância de ampliar a participação feminina nos espaços de poder e de decisão, os cuidados com a saúde e o enfrentamento à violência.

O próximo encontro do Brasil Mulher será realizado em março,o Palácio do Planalto. A expectativa é divulgar as primeiras entregas, realizadas pelo governo, formalizar as adesões e apresentar o plano de ação do Brasil Mulher.