Dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
Especialistas ensinam alguns truques simples que ajudarão você a induzir o bebê a dormir como um anjinho
Crie um ritual para o bebê dormir: vale conversar baixinho, cantar uma música, contar uma história…
Foto: Getty Images
Duas da manhã. Um choro rompe o silêncio, estremece seu corpo. A aflição e a dúvida surgem com a esperança: será que o bebê dorme de novo? E ele continua berrando!
Saiba que esta cena se repete todas as noites, em várias cidades do mundo. É que são muitos os bebês e todos eles choram à noite. Alguns truques simples ajudam você a induzir o pequeno a dormir como uma anjinho – e na própria cama. Confira as dicas dos especialistas:
· O bebê quer encontrar o mesmo ambiente, situação ou objeto que o levam a dormir: a cama dos pais, o urso de pelúcia, o colo da mãe, o som de uma cantiga de ninar, a mão da babá, o balanço do carrinho, a mamadeira etc. O ideal é que durma no próprio berço e seja colocado ali ainda acordado.
· Crie um ritual. Vale conversar baixinho – “Tá na hora de nanar”, “Vamos colocar o pijaminha”… -, cantar uma música, contar uma história… Depois, a criança já no berço, dê-lhe um beijo de boa noite. O papai pode revezar com você.
· A sensação de saber o que vai acontecer é muito importante para a criança. Procure manter o mesmo ritmo todos os dias.
· Os bebês choram porque não sabem dizer “Quero você aqui”. Fale do seu quarto algo como “Vamos dormir, meu amor… Pegue seu ursinho (ou seu paninho), o cachorrinho também está nanando…”: isso facilita o aprendizado.
· A casa também precisa estar silenciosa. Evite luminosidade excessiva e mantenha o som baixo.
· Seja carinhosa. “Hora de dormir não é hora de dar bronca. É momento de acalmar, de estabelecer o diálogo com seu filho: dê-lhe um banho, faça carinhos ou uma massagem”, recomenda a psicanalista Ester Woiler.
· O cheiro da mãe é um poderoso calmante. Ponha uma manta do nenê em contato com o seu corpo e depois coloque-a junto dele.
· O dia do bebê tem a ver com a noite que ele dorme. A pediatra Cristina Guttilla diz: “O bebê é suscetível a qualquer alteração em seu dia-a-dia. Festinhas, viagens e visitas podem atrapalhar seu sono”. Estímulos em excesso – TV, vídeo, som, brinquedos, falatório e até carinho demais – cansam o bebê e deixam-no irritado.
· Evite levar a criança para a sua cama. “Pode tornar-se um hábito difícil de ser extinto. Estabeleça só os sábados e as manhãs de domingo para fazer isso”, sugere a psicóloga Maria Teresa Raduan.
· Pais que trabalham até tarde e acordam a criança com o argumento de “só tenho essa horinha para brincar com meu filho” atrapalham qualquer sono.
· Tente entender o que a criança quer e necessita. Tendo dificuldade, converse com o pediatra ou um psicólogo, expondo sua insegurança e os problemas.