Decoração: 6 dicas para transformar cômodos pequenos
Profissional indica truques eficientes para deixar sua casa confortável e hamoniosa
Nem todo mundo dispõe de espaçosos cômodos em casa. Apesar disso, é possível aproveitar cada metro quadrado e criar um projeto aconchegante para seu lar. O cenógrafo Beto Siqueira dá dicas para sua próxima reforma:
Curadoria de objetos
Evite decorar usando muitos objetos pequenos – isso pode poluir visualmente o ambiente. É preferível poucos e boas peças grandes, como poltronas e vasos de plantas, a inúmeras miudinhas.
Prefira as portas de correr
Quando possível, sempre opte por portas de correr. Elas poupam o espaço de abertura, o que te faz ganhar centímetros valiosos em seu projeto.
Muita luz!
O lugar bem iluminado parece maior, especialmente se os spots estiverem bem localizados. “Evite cantos escuros, utilize as luzes direcionais ou backlight”, indica o profissional.
Móveis funcionais
Escolha móveis dobráveis ou que possam ter várias funções – como um balcão que se transforma em mesa, por exemplo. Eles otimizam o espaço e aumentam a circulação.
Nos quatro cantos
Todo canto pode ser aproveitado e transformado em gavetas, prateleiras ou baús. Especialmente no quarto das crianças, em que é preciso se preocupar com brinquedos, por exemplo, espaços sob camas, aparadores e armários são preciosos.
Menos contraste, mais amplitude
Investir em tons semelhantes ajuda a criar harmonia e evitar a sensação de estar em um cômodo apertado. “Caso não queira pintar ou trocar os pisos, grandes tapetes em cores próximas às cores das paredes podem fazer milagres”, indica Beto.