Dê vida nova a objetos velhos
Antes de jogar fora vassouras, lâminas e esmaltes, conheça algumas formas simples e eficientes de recuperá-los!
Prolongue a vida útil dos esmaltes com
gotas de óleo de banana
Foto: Dreamstime
No livro “Sebastiana Quebra-Galho” (Ed. Record) há ótimas dicas para dar vida a objetos velhos e gastos. Você ficará surpresa ao constatar a bela economia que fez, ainda, reduziu o lixo, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Confira.
Lâmina de barbear sem corte
Para amolar a lâmina sem corte basta mergulha-la em um copo com azeite. Faça movimentos repetitivos de vaivém. Mais: para mantê-la afiada por mais tempo, após o uso, guarde a lâmina imersa num recipiente com álcool
Vassouras velhas
· de piaçava: apare as pontas da vassoura quando sentir que ela está varrendo mal. Isso prolongará a vida útil da danada por mais alguns meses.
· de pêlo: se os tufos estiverem abertos, coloque-os por cinco minutos no vapor de água fervendo. Não resolveu? Hora da limpeza: com força, passe sobre os pêlos uma vassoura de piaçava. Depois, mergulhe-os em água quente com uma colher (sobremesa) de sal. Deixe de molho por algumas horas e faça um choque térmico, pondo-a em água fria. Para secar, basta pendurá-la.
Caneta esferográfica seca
É simples: mergulhe a ponta da caneta em água fervente. Muito cuidado para não encostar a parte plástica na água, senão, ela já era! Outro modo é colocar a pontinha próxima ao calor de um cigarro aceso, girando-a lentamente.
Esmalte velho e grosso
Algumas gotas de óleo de banana são tiro e queda. Acetona também funciona mas saiba que o esmalte ficará com menos brilho. Dá, ainda, para renovar o produto com gotinhas de água quente. Ah, após usar seu esmalte, passe graxa na rosca do vidrinho para evitar que a tampa grude.
Pano de prato gasto
Se ele já estiver bem ralo, restam duas alternativas: virar pano de chão ou de pia. Para a primeira, não há segredo: basta lavar bem e deixá-lo de molho em água fervente para amaciar. Toalhas de banho velhas também se transformam em ótimos panos de chão, pois são absorventes. Já para fazer pano de pia, corte a peça em duas, enxágüe-as bem e pronto.