Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça as causas mais comuns da agressividade infantil

Saiba como o esporte pode ajudar a vencer essa fase tão difícil

Por Estúdio ABC
Atualizado em 11 abr 2024, 18h05 - Publicado em 29 out 2015, 16h24

A agressividade faz parte do desenvolvimento infantil desde o nascimento. Trata-se de uma reação natural para alguém que não conhece outros recursos para expressar desconforto e necessidades urgentes.“Cabe aos pais escutar o que a criança tem a dizer e mostrar que há outras formas de lidar com cada situação”, pontua a psicóloga esportiva Mariana Correa.

Com o tempo, ela emenda, a criança vai naturalmente aprendendo que deve usar as palavras para expressar seus sentimentos e estado de ânimo, sem agredir ninguém. A luz amarela acende, porém, quando a mudança de comportamento é repentina. Crianças tranquilas que se tornam agressivas de uma hora para outra podem estar pedindo socorro – e tanto faz a faixa etária, pode acontecer da primeira infância até a adolescência. “Geralmente, ela age assim em função de algum episódio vivido naquele momento.”

Da lista de motivos mais frequentes fazem parte o bullying, a dificuldade de relacionamento com os professores e problemas familiares comuns, tais como brigas entre os pais e dificuldades financeiras. Além de muita conversa franca, é preciso oferecer a essa criança chance de liberar a agressividade – e o esporte, segundo Mariana, é uma excelente alternativa.

A prática esportiva ajuda a lidar com todo tipo de emoção, boa ou ruim

Continua após a publicidade

A escolha da modalidade, aqui, é menos importante do que o papel desempenhado pelo professor ou treinador. Ele deve conduzir a atividade, seja o esporte coletivo ou individual, orientando a reação da criança a cada estímulo. Isso ajuda a evitar, por exemplo, práticas de bullying na escola.

O diálogo constante com os pais também é fundamental. “Eles devem assegurar que o professor saiba tudo o que está acontecendo para poder agir. O que o filho vive dentro de casa certamente aparecerá na quadra, na piscina ou onde ela estiver.”

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.