Conheça a autora que está revolucionando a leitura no Brasil

“Sinto necessidade de fazer uma pessoa descobrir afeto por meio da fantasia”, confessa a escritora brasiliense Alessandra Roscoe.

A mineira Alessandra Roscoe, 47 anos, poderia continuar criando histórias infantis confortavelmente do sofá de casa, em Brasília. Preferiu, porém, encarnar o que ela chama de “espírito mambembe” para provocar o país de não leitores. Muitos brasileiros nunca saborearam um conto, romance ou uma poesia. À pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2015 pelo Ibope, a pedido do Instituto Pró-Livro, 44% disseram não ter folheado um só livro nos três meses anteriores.

Leia mais: Como estimular a criança a ler desde cedo.

A última empreitada da escritora, no dia 14 do mês passado, ocorreu na Esplanada dos Ministérios. Acompanhada de 200 meninos e meninas de 4 a 12 anos, de escolas do Distrito Federal, Roscoe produziu uma revoada de pipas coloridas. Nelas subiram frases de enredos lidos, desenhados ou inventados pelas próprias crianças. “Foi para chamar a atenção das autoridades para a necessidade de formar bons leitores”, afirma a autora de 34 livros. A ação fez parte do Festival Itinerante de Leitura Uni Duni Ler Todas as Letras. Essa terceira edição começou em maio deste ano e só terminará em março de 2017.

Veja também: 10 livros escritos por e para mulheres que valem a pena a leitura.

O projeto atua em várias frentes. Uma delas partilha literatura com bebês. “Mesmo que não entendam totalmente o texto, fica a semente do prazer.” Outro, o Caixinha de Guardar o Tempo, estimula idosos a acessar suas memórias. Oficinas capacitam mediadores de leitura em hospitais, casas de repouso, salas de aula, parques e associações de moradores. Algumas apresentações são shows com encenações, acompanhadas por violão. Autores, editores, ilustradores e músicos integram a trupe, que sai por aí seduzindo um público novo.

Leia mais: Como o hábito de leitura fortalece o vínculo entre pais e filhos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s