Confira as lindas fotos do nosso editorial de moda em Portugal
Passamos uma semana em terras lusitanas para fotografar nossos looks em cenários de tirar o fôlego! Eis o resultado
Em Portugal, o clima bucólico de Serra da Estrela e o colorido de Aveiro são a moldura perfeita para o romance que contagia a estação. Inspire-se!
A azulejaria portuguesa tem perfume árabe: foi tradição importada durante as conquistas no Oriente. Se os desenhos originais eram usados apenas para adornar templos e palácios, quando chegaram à Europa ganharam até a fachada das casas – que eles ajudam a proteger da maresia. São mais de 500 anos de produção nacional desse elemento decorativo e arquitetônico capaz de mudar o retrato urbano com suas cores e seus mosaicos.
Não é de hoje que o ar puro de Serra da Estrela atrai visitantes. Um dos pontos mais altos de Portugal era destino dos que buscavam repouso para o tratamento de tuberculose, centenas de anos atrás. Em casas de pedra, como a da Fraga, quem estava em recuperação permanecia nas varandas para acelerar a cura.
Uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, Castelo Novo acumula mais de 800 anos de memórias. Herança do período medieval, as estreitas vielas de pedra criam um labirinto delicioso de se perder.
Os olhos se perdem na variedade de formas e cores dos azulejos tradicionais de Aveiro. A ornamentação das peças de cerâmica e o número de portas e janelas das casas eram usados, no passado, para medir a riqueza dos donos da propriedade.
Leia também: 7 passeios imperdíveis em Aveiro
A beleza natural de Serra da Estrela é um convite para se desconectar e relaxar ao ar livre. Ao fim do passeio, vale a pena esperar e brindar o pôr do sol, que, no outono, acontece perto das 20 horas.
Tão grande é a importância da cerâmica colorida que Aveiro tem um Banco do Azulejo. É a ele que os locais recorrem caso tenham algum problema de conservação na fachada da casa. Por lá, recebem aconselhamento técnico e, em casos de falhas, doações, vindas da Reserva Municipal do Museu da Cidade de Aveiro, para que a paisagem continue preservada.
Para homenagear a pesca, atividade forte na região, a cidade de Aveiro é colorida por redes decoradas com peixes artesanais. Uma delas fica na praça em frente ao famoso Teatro Aveirense. Com bancos em tons vibrantes, murais alegres e muitas árvores, é o lugar perfeito para uma pausa no meio do dia. Para quem prefere o movimento, a região também é recheada de lojinhas e restaurantes.
A Praça dos Antigos Passos do Concelho (grafia em português arcaico) é parada obrigatória para quem vai a Castelo Novo. Destaque para o Chafariz Dom João V. Construído há três séculos em uma das arcadas da Antiga Casa da Câmara, ele está ativo e em perfeito estado de conservação.
Barcos como este, de borda baixa e proa imponente, eram usados para recolher o moliço, espécie de alga capaz de fertilizar as plantações. Com a adoção dos adubos modernos, os moliceiros ganharam nova função. Hoje, são embarcações turísticas que levam os visitantes pelos canais de Aveiro. Curiosidade: os adornos, muitas vezes divertidos e politicamente incorretos, são tirados da sabedoria popular e de símbolos de resistência.
No coração do país, a paisagem de Serra da Estrela é dominada por rochas e construções de pedra. Casinhas como esta eram construídas por pastores, que, no verão, buscavam o frescor das montanhas para abrigar suas ovelhas. É delas que vêm o leite para a fabricação do apreciado queijo da região e a lã, base da indústria têxtil local.