Como tirar mancha de…

Caneta, vinho, café... Confira abaixo um guia prático para você remover as marcas indesejadas das suas roupas.

Muitas manchas são difíceis de remover e não saem apenas com a lavagem convencional. Para isso, o mercado oferece boa variedade de “tira-manchas”, mas, se você não puder lavar a roupa na hora, alguns truques prometem dar conta das marcas mais comuns. Lembre-se: quanto antes você agir, maior a chance de que a mancha seja totalmente removida.

Veja abaixo como tirar mancha de…

Caneta

Para tirar a mancha em peças de algodão, aplique álcool. Em outros tecidos, coloque leite puro e deixe agir por cinco minutinhos.

Vinho tinto

Derrubou vinho tinto? Passe espuma de barbear na mancha. Se o tecido for branco, use água oxigenada 10 volumes. Neste caso, assim que a mancha sair, enxágue para não haver descoloração excessiva. Não saiu? Derrame um pouco de vinagre ou vinho branco.

Molho vermelho

Esfregue a sujeira imediatamente com água fria ou coloque uma fatia de limão sobre ela. Enxágue várias vezes e coloque a roupa para lavar. Outro truque: aplique bastante talco sobre a mancha e deixe lá por algumas horas. 

Gordura

Para evitar que a gordura manche a sua roupa, pingue uma gota de sabão neutro e esfregue com escova de dentes. Mergulhe a peça na água e enxágue em abundância.

Café

Esfregue uma pedra de gelo sobre a mancha para diluí-la. Depois, é só lavar.

Batom

Friccione um algodãozinho com acetona no local.

Sangue

A água oxigenada de 20 volumes ajuda a tirar a mancha de sangue. Use uma medida de oxigenada para cada nove de água.

Marca de lápis

Para tirar a marca de lápis na roupa branca, esfregue o local com algumas gostas de amônia pura e depois lave. Atenção: no caso de lã, seda ou elastano, sempre dilua a amônia com pelo menos 50% de água antes de aplica-la.

Naftalina

Além de deixar um cheiro forte nas roupas, em contato com o tecido, a naftalina pode manchar. Para resolver esse problema, acrescente meia xícara de bicarbonato de sódio ao ciclo de lavagem da máquina, ou deixe-as de molho no tanque, na mesma solução.

Urina

Seu cãozinho fez xixi no tapete da cozinha? Calma! Depois de absorver o máximo possível de urina com papel toalha, despeje água com gás sobre a área manchada e seque novamente. Água gasosa também ajuda a reduzir o mau cheiro.

Tinta de cabelo

Misture ¼ de litro de água morna, ½ colher (chá) de detergente e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Deixe a roupa de molho por 15 minutos, enxágue e lave o mais rápido possível.

Desodorante das roupas

Sem  a marca for intensa,  deixe de molho de 5 a 10 minutos, para só então lavar com alvejante à base de oxigênio – seguro para todos os tecidos. Marca leve: passe sabão para roupas e esfregue bem.

Roupa branca “tingida” por peças vermelhas

Esqueceu-se de separar as peças claras das coloridas antes de lavar? Se perceber o dano na hora do acidente, separe a roupa e lave imediatamente a peça manchada com alvejante e sabão.

Ferro de passar

Se, por descuido, o ferro de passar deixar uma mancha amarelada na roupa, despeje um pouquinho de água oxigenada 10 volumes na parte afetada e lavo com água corrente. Só tome cuidado para realmente não exagerar na quantidade de água oxigenada.

Origem desconhecida

Encontrou uma mancha na sua camisa que você nem imagina como apareceu? Experimente fazer uma misturinha de água oxigenada 10 volumes e uma colher de chá de cremor de tártaro ou pasta de dente branca tradicional. Esfregue-a sobre a mancha com um pano macio e depois lave.

 

Dicas espertas

  • Caso uma pequena área do tecido fique danificada ou esbranquiçada, raspe a ponta de um lápis de cor do mesmo tom e espalhe o pó. Não use detergente, pois não resolve e aumenta a área danificada.
  • Se a mancha for grande, recorra a um serviço profissional. 

Fonte: “Quem dá brilho, brilha” – Dicas para resolver probleminhas domésticos de toda orde, Maria Eugenia Cerqueira.