Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

Como ter uma família feliz

13 dicas para ter uma família unida e feliz - com harmonia entre pai, mãe, filhos e até vizinhos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 03h20 - Publicado em 28 mar 2010, 21h00
 (/)
Continua após publicidade

É preciso muito bom senso e jogo de cintura para ter uma família harmonioza
Foto: Getty Images

Não é fácil lidar com as questões de uma grande família. Mas é perfeitamente possível achar o equilíbrio. ”Devemos aprender a escutar o outro. Quanto mais pessoas convivem na mesma casa, maior a possibilidade de conflitos. E conversar é a melhor maneira de resolvê-los”, explica a terapeuta familiar Elizabeth Polity, diretora da Associação Paulista de Terapia Familiar. Veja a seguir 13 dicas para solucionar as saias-justas de uma grande família.

Continua após a publicidade

1. Meus filhos e meu marido dizem que sou mandona
Pode ser que você seja controladora, mas também pode ser que eles forcem você a se comportar assim. Talvez você esteja apenas cobrando o cumprimento de algumas regras, e sua família a acuse injustamente. Descubra se é isso que está acontecendo. Se for, deixe claro que, para você mudar, é necessário que eles mudem também.

2. Tenho ciúme das namoradas do meu filho
Esse incômodo tem uma razão: de repente, a mãe percebe que terá de dividir o filho com outra mulher. Mas não se culpe tanto. Assim como Nenê, muitas mães têm esse sentimento quando os filhos começam a namorar. Seja receptiva, mas não invada a intimidade do seu filho. Coloque-se no papel de ouvinte para ajudar o jovem. E saiba que você sempre terá um lugar muito especial no coração dele.

3. Meu genro vive pedindo dinheiro emprestado
Para deixar de ser o alvo do pidão, basta aprender a dizer não. A sinceridade é o melhor caminho para dar um basta nessa situação constrangedora. Você deve colocar limites sendo objetiva, sem se exaltar. E não vale desqualificar seu genro, acusando-o de ser folgado. Tente mostrar que é papel dele sustentar a nova família.

Continua após a publicidade

4. Meu genro e minha filha estão desempregados
Nesse caso, sua atitude vai depender de como o casal quer ser ajudado. Você pode contribuir pagando algumas despesas ou recebendo-os em casa por um tempo. Pode ainda ajudá-los a encontrar um novo emprego, ficando atenta a oportunidades ou conversando com amigos que possam indicar alguma vaga. Não os recrimine.

5. Meu filhinho vai ser papai
Regra número 1: nada de acusações – nem contra seu filho, nem contra a garota. Não fique dizendo que ela deu o golpe da barriga. Não importa a situação em que ocorreu a gravidez: seu filho é tão responsável quanto ela. Incentive-o a assumir essa responsabilidade, arrumar um emprego e contribuir com as despesas do bebê. Mas não o force a se casar apenas pela gravidez.

6. Meu filho não toma rumo
Para a psicopedagoga Yara Prates, os filhos devem aprender, desde a infância, a ter responsabilidade com a própria vida. Num caso como o do Tuco, corte mordomias e imponha regras de adulto. Se seu filho não quer estudar, ele deve procurar um emprego.

Continua após a publicidade

7. Minha filha casou, mas não saiu de casa
Se essa situação incomoda você, está na hora de ter uma conversa com ela. ”Ela vai ficar chateada, sim. Mas é melhor resolver esse problema antes que você se sinta desrespeitada em sua própria casa”, alerta a terapeura Renata Lommez. Deixe claro que sua casa estará sempre aberta, mas que todo casal precisa de privacidade.

8. Minha filha diz que eu controlo a educação do meu neto
Será que você, assim como Nenê, merece um puxão de orelha? Procure não interferir na criação do seu neto. Ser mais experiente não é desculpa para ter o controle. Confie na sua filha e nos ensinamentos que você passou a ela.

9. Meus vizinhos são intrometidos
Você sempre quer agradar seus vizinhos e ser vista como uma pessoa receptiva? Então, esse entra-e-sai na sua casa pode ser culpa sua. Seja honesta e chame a vizinha para uma conversa. Explique, com carinho, que você precisa de mais privacidade. Se ela for sua amiga, vai entender.

Continua após a publicidade

10. Não tenho espaço na minha própria casa
A privacidade diminui conforme os filhos crescem. Se você mora com outros parentes, a situação pode ser ainda mais delicada. Aprenda a pôr limites. Que tal estabelecer que o seu quarto é um território proibido? Deixe claro que quando você estiver lá dentro, com a porta fechada, é porque quer ficar completamente sozinha.

11. Meu marido diz que mimo demais nossos filhos
Segundo a terapeuta Elizabeth Polity, querer agradar os filhos é normal. ”Porém, quando a mãe não respeita as regras que o pai impõe aos filhos, é melhor mudar de atitude. Nesses casos, além de estragar o jovem, ela ainda tira a autoridade do pai.”

12. Meu marido está sem emprego
Lidar com essa situação não é fácil, ainda mais se o salário dele for a única fonte de renda. Esse não é um momento para discutir, mas para ajudá-lo. ”É preciso encontrar uma maneira de dar força. Nenê apóia Lineu, mesmo que ache a situação estranha”, conta Marieta Severo. Ajude seu marido a encontrar um novo emprego. Ou contribua para as despesas da casa, fazendo doces ou vendendo cosméticos, por exemplo. O importante, nessa hora, é ser parceira.

Continua após a publicidade

13. Meu marido está frustrado porque vai se aposentar
Mostre-se companheira. É comum que ele fique deprimido e se ache inútil. Para fazê-lo se sentir importante, estimule-o a descobrir uma atividade que dê prazer. Convide-o para algum tipo de parceria com você. Pode ser desde caminhadas matinais pelo bairro até um pequeno comércio na garagem. Dê tarefas a ele: trocar lâmpadas, desentupir ralos, pintar a casa, consertar a lavadora… Uma atividade por semana, planejando todo o mês.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.