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Como se portar na festa da empresa

Conheça as regras de etiqueta para fazer bonito nas festas da empresa - e aumentar o seu networking para deslanchar na carreira!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 31 out 2016, 11h32 - Publicado em 6 nov 2011, 22h00
Como se portar na festa da empresa

Na festa da empresa, evite falar de assuntos ligados ao trabalho o tempo todo
Foto: Getty Images

 

Mesmo sendo uma festa de fim de ano ou de aniversário da empresa, mesmo você conhecendo todo mundo, a famosa “festa da empresa” não deixa de ser uma situação ligada ao trabalho. E você vai encontrar todas aquelas pessoas de novo no dia seguinte. Então, veja como se comportar e evite problemas:


. Não leve nem peça para levar marido, namorado ou parentes se o convite for só para você.

. Deixe roupas extravagantes, grandes decotes e muita maquiagem para situações estritamente sociais.

. Evite falar de assuntos ligados ao trabalho o tempo todo.

. Só carregue a máquina fotográfica se o encontro for um churrasco ou um almoço bem informal. Se for uma recepção, de jeito nenhum.

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. Caso um colega se torne inconveniente, procure afastá-lo do grupo discretamente. No dia seguinte, no escritório, nada de comentar o vexame com os outros.

A hora de cumprimentar o chefe

Quando ele estiver numa roda de gente de fora ou de membros da direção, espera-se uma oportunidade para cumprimentá-lo informalmente. Não é preciso estender a mão. Basta fazer uma saudação com a cabeça e dizer ‘”como vai?”, iniciando talvez uma conversa. Caso o chefe e a mulher – ou o marido – estejam na entrada, fale com eles ao chegar. Só é necessário se despedir se a festa for na casa dele.

Seu conhecido bebeu um pouco a mais?

Se um chato não desgruda e você já está cansada, puxe papo com outros colegas e ignore-o. Parecerá um lapso, não uma grosseria

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Trocar cartões com funcionários com quem não temos contato

Se for forçado, fará o efeito contrário ao desejado. O melhor é, ao sair, oferecer seu cartão apenas se alguém manifestar interesse por um novo contato. Entre pessoas de níveis hierárquicos diferentes, a iniciativa parte do superior. Num coquetel, jamais se dá o cartão a quem está comendo ou bebendo. Não se trocam cartões à mesa.

Na presença de um estrangeiro

Se ele não fala português, deve-se procurar conversar na língua dele e fazer a tradução para os demais brasileiros que não entendem o outro idioma. Assim todos podem participar da conversa.

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