Como resolver os 4 conflitos mais comuns dos relacionamentos

Algumas medidas simples ajudam a evitar brigas e reparar danos causados pelas diferenças no relacionamento. Confira!

1. Falta de comunicação

Solução: conversar muito.

Se você está insatisfeita com algo no relacionamento, não hesite em falar sobre o assunto. Não sabe como? A proposta é apenas contar o que está sentindo e ouvir como o outro vê a situação. Lembre-se: conversar não é válido apenas quando há algo para corrigir. A gente precisa disso mesmo quando está tudo bem. No livro Seven Principles to Make Marriage Work (Sete princípios para o casamento funcionar), o psicólogo americano John Gottmann explica que conhecer o parceiro, fazendo perguntas sobre ele, previne brigas futuras. Ah! Conversar é diferente de brigar. Enquanto no diálogo, um diz ao outro como se sente. Na discussão, um acusa o outro de fazer coisas erradas.

2. Falta de participação e interesse

Solução: companheirismo.

Para existir cumplicidade, é preciso demonstrar interesse pela vida do parceiro e participar da rotina. Muitas mulheres, embora apaixonadas pelos esposos, não mostram interesse por eles – um hobbie, a carreira profissional ou qualquer outra coisa.

3. Ciúmes

Solução: confiança

Não confunda amor com posse. Não há nada mais prejudicial para uma relação do que esse sentimento. No casamento, a ideia é compartilhar, e não se apoderar da vida do outro.

4. Desrespeito

Solução: autocontrole.

Antes de julgar ou xingar seu marido, pare e pense! Será que vale a pena discutir? Viver brigando por bobagem desgasta qualquer relação. Já que você não pode controlar o que seu parceiro faz ou diz, controle a forma como reage quando ele desaponta você.