Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como proteger a casa da temporada de chuva

Saiba como livrar a sua casa de infiltrações e outros problemas causados pela chuva nessa temporada

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 10h05 - Publicado em 17 nov 2011, 21h00
Como proteger a casa da temporada de chuva

Saiba como proteger a sua casa nessa temporada de chuva
Foto: Getty Images

As tempestades desta época do ano podem causar infiltrações e outros problemas. Veja como resolvê-los e proteger seu lar

Telhas
O problema: Com a chuva, as telhas podem quebrar e sair do lugar. Se a casa for antiga, elas ficam ainda mais frágeis.  

A solução: Veja se as telhas estão encaixadas e intactas. Suba por uma escada apoiada no telhado. Desloque algumas e visualize a cobertura. Para impermeabilizá-las, lave o telhado e aplique resina acrílica. Nunca pise no meio da telha, mas nas juntas, para evitar acidentes.

Ralo
O problema:  A água pode “voltar” pelos ralos, alagando a casa. Isso acontece porque a tubulação não aguenta o volume, e a água emerge.  

Continua após a publicidade

A solução: Se os ralos de casa estiverem entupidos, retire as grelhas e coloque uma mangueira ligada dentro da tubulação. A força  da água fará com que a sujeira (folhas, linhas, pequenos detritos, poeira, etc.) escoe, desentupindo o ralo.

Teto
O problema: Alguns pontos escuros costumam aparecer no teto da sala ou do quarto após as chuvas. É infiltração. Nas paredes, pode até fazer o reboco cair!  

A solução: Primeiro, visualize a origem do problema. Com o teto bem seco, raspe o lugar, removendo todas as partes escuras. Em seguida, passe massa corrida. Lixe para deixar a parede lisinha e, finalmente, pinte com tinta acrílica com brilho para tetos.

Paredes
O problema: Se as manchas estiverem na parte superior, a causa está no teto ou na calha. Se for na inferior, no piso.  

Continua após a publicidade

A solução: Localize de onde vem a infiltração Retire o reboco e passe impermeabilizante. Então, aplique novo reboco (mistura de cimento, areia e água). Junte um pouco de impermeabilizante à massa. Sobre ela vai uma tela de náilon e, por cima da tela, uma camada de impermeabilizante tipo Vedalaje. Aplique massa corrida e pinte com tinta acrílica e com brilho específica para parede.

Pisos
O problema:  A falta de caimento adequado faz com que a água da chuva não escoe para o ralo. “Um piso assim pode facilitar o acúmulo de água e infiltrações”, diz o professor de engenharia Luiz Sérgio Coelho, de São Paulo.  

A solução: Retire o revestimento antigo e nivele-o com cimento para que o fluxo de água siga diretamente para o ralo. Se notar que o rejunte perdeu a vedação, pode-se reaplicá-lo. Basta seguir as instruções da embalagem do produto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.