Como planejar o crescimento da sua carreira

As atitudes que vão ajudar você a analisar sua carreira e dar um empurrão na sua vida profissional

Como planejar o crescimento da sua carreira

Aprenda a planejar o crescimento de sua carreira
Foto: Thinkstock

 

Sua vida profissional pode ficar como você quer desde que seja sempre bem cuidada. Conheça o que você deve (e não deve) fazer para ser valorizada pelas empresas e não deixar a carreira perder o gás.  
    
Tempo máximo num cargo
Se você está fazendo a mesma coisa há três anos, é hora de planejar seu próximo passo, pois, segundo consultores da área de recursos humanos, esse é o tempo máximo que se deve ficar em um mesmo cargo. Observe seus colegas que foram promovidos recentemente e tente descobrir o que a empresa valoriza.

Mudanças construtivas
Passar muitos anos trabalhando em um mesmo lugar não é mais bem visto pelo mercado. Hoje, “vestir a camisa” da empresa não significa uma longa permanência no local. Pelo contrário, isso pode soar como acomodação. Um bom profissional deve se envolver com a organização em que está, mas também saber o momento de sair e de conhecer novos métodos de trabalho.

Aprendizado constante
Com um mercado de trabalho tão exigente como o atual, um dos pontos mais importantes para não deixar que sua carreira emperre é sempre aprender algo novo. Profissionais com uma formação variada, que lhes permita atuar em várias frentes, saem ganhando. Mas não espere que a iniciativa parta do empregador. A carreira é um patrimônio seu, apenas alugada temporariamente para uma companhia, e deve ser muito bem cuidada e “nutrida”. E a única pessoa que pode fazer isso é você.

Habilidades específicas
O que as empresas querem atualmente é um profissional com várias habilidades, pronto para desempenhar a função de um colega que faltou e capaz de se adaptar facilmente se mudar para outro departamento. E isso você pode conseguir circulando por vários ambientes da empresa, conversando com gente de outras áreas e tomando conhecimento do que estão fazendo.

A hora da despedida
Sua formação acadêmica é sólida e você vive ligada no que há de mais novo sobre o seu setor para levar opiniões e soluções para dentro da empresa. Mesmo assim, tem dificuldades em ser aceita e encontra barreiras na hora de circular e de se familiarizar com outras áreas. Promoção? Está bem longe de acontecer, não só para você, mas para muitos de seus colegas. Se você está certa de que onde trabalha não existe mais nenhuma perspectiva de crescimento, o ideal é partir em busca de novas propostas enquanto ainda está empregada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s