Como pintar as paredes e renovar o ambiente
Uma parede colorida muda a cara da sua casa. Basta um galão de tinta e boa vontade para você ter uma nova decoração
Pintar uma parede não é tão difícil quanto parece. Siga as dicas
Foto: Dreamstime
Com paciência, tempo e dedicação, você pode pintar a parede da sua casa sozinha. Para facilitar o processo, Rafael Correa, promotor técnico, de São Paulo, dá algumas dicas. Confira:
1. Afaste os móveis e proteja o chão com plástico ou jornal.
2. Cubra tomadas, rodapés e os cantos das portas e janelas com fita crepe. Se a fita for branca, coloque mais de uma camada, para evitar a absorção da tinta.
3. Cubra os buracos de pregos com massa corrida e deixe secar bem.
4. Alise a superfície com uma lixa para parede.
5. Retire o pó com um pano seco ou espanador.
6. Prefira as tintas que secam em até três horas e não deixam cheiro.
7. Para facilitar a pintura e a tinta render mais, acrescente de 10% a 30% de água (a quantidade certa está descrita na embalagem).
8. Para atingir o tom desejado, passe uma camada de tinta branca antes da cor.
9. Aplique a tinta colorida com o rolo de lã. Nos contornos e rodapés, use um pincel ou rolo pequeno.
10. Na maioria das vezes, são necessárias duas camadas de tinta para obter um acabamento perfeito.
De quanta tinta vou precisar?
Multiplique a largura da parede pela altura para saber quantos metros quadrados serão pintados. Um galão de 3,6 litros é o suficiente para passar uma camada de tinta em 40 m².
Uma sala de jantar muito mais moderna
A jornalista Vivianne Pontes, do Rio de Janeiro, resolveu mudar totalmente a decoração da sua sala de jantar. Ela optou por pintar uma das paredes com uma tinta acrílica na cor azul. Confira o antes e o depois da transformação e, abaixo, os comentários de Viviane sobre a nova sala:
“Em 2007, quando comprei um apartamento com o meu marido, o André, coloquei os móveis em seus devidos lugares antes de pintar qualquer parede, para poder visualizar o que faltava. Um ano depois, notei que era preciso mudar a cara da nossa sala de jantar. Estava branquinha demais. Resolvi, então, pintar um espelho branco de amarelo e a parede de azul. Acho que as duas tonalidades se contrastam e combinam. Para fazer essa arte, meu marido e eu botamos a mão na massa. Antes de começar, coloquei fita crepe nas bordas, para a tinta não respingar na parte que não seria pintada. Também forrei o chão com um plástico grande, que não sai do lugar e não abre espaço para respingos, como o jornal. Passamos duas mãos em três horas. Um galão de 3,6 litros de tinta foi mais do que suficiente – ainda deu para pintar duas cadeiras! E gastei só R$ 90. Achei que enjoaria logo da cor, mas faz quase dois anos que redecorei minha sala e ainda a adoro.”