Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Como limpar cada tipo de sapato

Tênis, bota, rasteirinha... Veja como eliminar manchas e deixar os seus calçados limpos

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora) - Atualizado em 28 out 2016, 04h11 - Publicado em 9 set 2015, 16h15

Às vezes a gente até esquece, mas manter seus sapatos limpos podem fazer eles durarem muito mais! Confira as nossas dicas de acordo com o tipo de calçado e mãos à obra!

Sapatos de couro

Sejam eles botas ou sandálias, se o material for escuro, é possível limpar apenas com um pano de úmido. Mas antes disso, remova as sujeiras sólidas com uma escova de cerdas macias e depois passe o pano. Para secar, não deixe o seu calçado exposto no sol ou perto de um aquecedor, pois pode rachar a superfície. Depois aplique uma pequena quantidade de polidor, ou vaselina, ou óleo de amêndoas aplicados em uma gaze, lustre para dar brilho e hidratar o couro.

Já aqueles de couro em tons mais claros, como branco e bege, podem ser limpos com sabão neutro (de coco, por exemplo) e um pano úmido.

Continua após a publicidade

Com adereços

No caso de fivelas, correntes ou aplicações, evite que os enfeites entrem em contato com a água. Basta usar um pano seco ou uma escova macia.

Camurça

Esse material pode manchar se entrar em contato com a água. Sendo assim, remova marquinhas ou manchas com uma borracha escolar branca. Basta friccionar suavemente e retirar os fragmentos que restarem.

Continua após a publicidade

Se seus sapatos estiverem molhados, remova o excesso de líquido com uma toalha de papel e deixe-os secar naturalmente. Quando secarem, escove com uma escova macia.

E, se eles tiverem manchas, aplique talco sobre elas, esfregue, e deixe secar por algumas horas. Escove para finalizar.

Tênis

Quando eles mancharem, limpe-os imediatamente para ser mais fácil de tirar. Passe um pano com vinagre e esfregue gentilmente. Se o lugar for difícil de limpar, use uma escova de dentes. Para manchas menos problemáticas, um pouco de água morna e sabão (ou detergente) pode ajudar. Se ele deu uma raladinha, passe um pouco de base de esmalte. Depois de molhado, tire o excesso de água com uma toalha e deixe-os em um lugar arejado. Em locais fechados ele pode amarelar. Então, cuidado!

Continua após a publicidade

De plástisco

Dissolva um pouco de sabão em pó na água e esfregue com essa mistura. Depois esfregue com Sapólio, mas com uma esponja bem macia senão pode riscar a superfície. Óleo de banana dá um brilho extra a sapatos de plástico. Aplique um pouco dele com algodão ou pano.

Sapatilhas

Passe um pano úmido e limbe a palmilha. Para a parte externa, uma bucha com água e sabão resolve. E se ela ainda assim tiver com odor, polvilhe bicarbonato de sódio ou antiséptico dentro.

Continua após a publicidade

Divulgação
Divulgação

Publicidade