Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como garantir que seu filho comece bem o dia (sempre!)

Planeje o café da manhã de seu pequeno atleta e ajude-o a ter desempenho 100% até a hora de dormir de novo

Por Estúdio ABC
Atualizado em 11 abr 2024, 18h05 - Publicado em 29 out 2015, 16h08

Crianças muito ativas, especialmente as que praticam esporte, costumam sentir aquela fome. Um erro comum é imaginar que, por isso, elas precisam comer mais. “Na verdade, os pequenos atletas só precisam comer melhor. Da dieta deles, não podem faltar alimentos ricos em carboidratos, que garantam o aporte de energia”, afirma a nutricionista Fabiana Borrego, diretora da consultoria ChefNutri. Confira, a seguir, os itens que devem compor o menu matinal do seu esportista mirim. 

Carboidratos
É a principal fonte de energia. Prefira os carboidratos complexos, presentes nos pães e cereais integrais, que são absorvidos lentamente pelo organismo, ao longo da atividade física. “Os carboidratos simples, ao contrário, são absorvidos rapidamente. Durante os treinos, a criança pode sentir fadiga.” Para turbinar ainda mais o café da manhã saudável, combine pão integral com uma fonte de proteína: pode ser uma fatia de queijo ou um pouco de requeijão.

Frutas
São fonte de vitaminas e sais minerais e não podem faltar em um lanche saudável. As versões in natura são mais eficientes do que os sucos, porque também fornecem fibras solúveis (responsáveis pela sensação de saciedade) e insolúveis (que favorecem o trânsito intestinal e mantêm as taxas de colesterol e triglicérides sob controle). Para crianças ativas fisicamente, as mais recomendadas são banana, maçã, pera, uva e manga – que tal misturá-las em uma deliciosa salada de frutas?

Laticínios
Fornecem cálcio, um elemento fundamental para fortalecer os ossos das crianças em fase de crescimento. Você pode oferecer as versões integral ou semi-integral, batidas com achocolatado ou com fruta. “Se preferir um smoothie, espécie de milk-shake, bata iogurte natural de consistência firme com polpa congelada. Fica uma delícia”, ensina a nutricionista. 

*Clique aqui e leia todo o conteúdo do especial O Esporte Ensina 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.